Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei 10.639/03 e liderado por Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, com parceira do Imaginable Futures, Undime e Uncme, levantou dados sobre a atuação das secretarias municipais de educação no ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Cerca de 69% afirmam que a maioria ou boa parte das escolas da rede realizam atividades apenas durante a semana ou mês da consciência negrae apenas 24% das secretarias de educação acompanha indicadores de desempenho dos estudantes por raça.

A pesquisa ainda revelou que para 53% das secretarias, a ausência de apoio é o principal desafio para a implementação da Lei.

Para falar sobre o ensino da cultura e história afro-brasileira nas escolas, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (23/05) Tânia Portella, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e consultora do Geledés – Instituto da Mulher Negra; e Beatriz Benedito, analista de políticas públicas do Instituto Alana.

Também contamos com a participação de Daniel de Sousa Silva, professor, coordenador pedagógico de uma escola em Osasco que faz parte do Programa de Ensino Integral, e mestrando do Programa de Estudos Culturais da EACH USP.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

+ sobre o tema

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

para lembrar

Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03

Por Nilma Lino Gomes Introdução A Lei nº 10.639/03 que estabelece...

Ensino de história negra não é cumprido, dizem debatedores

As redes de educação não cumprem satisfatoriamente a obrigação,...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Projeto ensina cultura africana e afro-brasileira com brincadeiras

O esconde-esconde ou pique-esconde é uma brincadeira popular no Brasil, mas pouca gente deve saber que esses passatempos também divertem crianças em diferentes países...
-+=