Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei 10.639/03 e liderado por Geledés Instituto da Mulher Negra e Instituto Alana, com parceira do Imaginable Futures, Undime e Uncme, levantou dados sobre a atuação das secretarias municipais de educação no ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Cerca de 69% afirmam que a maioria ou boa parte das escolas da rede realizam atividades apenas durante a semana ou mês da consciência negrae apenas 24% das secretarias de educação acompanha indicadores de desempenho dos estudantes por raça.

A pesquisa ainda revelou que para 53% das secretarias, a ausência de apoio é o principal desafio para a implementação da Lei.

Para falar sobre o ensino da cultura e história afro-brasileira nas escolas, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (23/05) Tânia Portella, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e consultora do Geledés – Instituto da Mulher Negra; e Beatriz Benedito, analista de políticas públicas do Instituto Alana.

Também contamos com a participação de Daniel de Sousa Silva, professor, coordenador pedagógico de uma escola em Osasco que faz parte do Programa de Ensino Integral, e mestrando do Programa de Estudos Culturais da EACH USP.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

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