Oscar é acusado de racismo, enquanto Netflix transborda diversidade

É mais do que justa a indignação de muitos ativistas, atores de Hollywood e boa parte do público em geral ao saber que, pelo segundo ano seguido, apenas atores brancos estão na disputa pela estatueta mais cobiçada do cinema mundial, o Oscar.

no SuperPride

E com as redes sociais, fica cada vez mais difícil conseguir abafar qualquer indignação popular. Prova disso, é que a própria academia do Oscar, que tentou ignorar o assunto no início, já reconheceu o erro e prometeu uma reforma em seu júri, que de 5 mil pessoas, é composto em mais de 90%, por homens brancos.

A presidente do Oscar, Cheryl Boone Isaacs, garantiu que, a partir do ano que vem, o juri deverá incluir latinos, negros, homossexuais e outras minorias. Mesmo assim, diversos artistas já informaram que não vão comparecer na cerimônia, dentre eles, Jada Pinkett, Jada Smith, Will Smith, e o diretor Spike Lee.

O curioso é que, enquanto o Oscar e Hollywood ainda ficam na promessa de lutar por mais inclusão, produções da Netflix, por exemplo, transbordam no quesito diversidade (e isso não é um publieditorial, mas apenas um reconhecimento sincero).

Orange is the new black, Grace & Frankie, Sense 8, Jéssica Jones, Narcos, Degrassi… São muitos os exemplos de filmes e séries próprios da gigante do conteúdo on-demand, que incluem não apenas negros, mas também idosos, pardos, gays, lésbicas, transexuais e latinos.

Grace & Frankie é incrível e tem 4 protagonistas da terceira idade. Em Orange Is The New Black, pelo menos metade do elenco é composto por negros e latinos. Sense 8 tem, sem sombra de dúvidas, a maior diversidade na escolha de um elenco protagonista. Isso só para citar alguns exemplos.  Claro que é injusto dizer que não há tentativas louváveis disso fora da Netflix. Algumas novelas brasileiras recentes e muitos filmes e seriados americanos já inserem estes personagens em suas tramas há algum tempo. Mas na maior parte das vezes, eles não estão ali de maneira natural, como já acontece no Netflix e na vida. São sempre minoria, uma excessão à regra, quase como se entrassem apenas por uma política de cotas.

oscarXnetflix-1

O êxito da Netflix em suas produções, mostra que é possível sim fazer entretenimento relevante e de qualidade, incluindo a todos, sem que isso signifique abrir mão de sucessocomercial e de público.

Como prova, vale a pena dar uma olhada na imagem abaixo, onde pode-se comparar os protagonistas do Oscar 2015 com muitos dos protagonistas das produções da Netflix. Mais uma vez fica provado à mídia tradicional e aos veteranos, que o mundo felizmente já é outro. E quem não acordar pra isso, não será mais perdoado.

+ sobre o tema

Preconceito racial, discriminação e racismo, distinções de letramento – Por Cidinha da Silva

Certos amigos, aborrecidos, perguntam-me se gosto de tudo em...

Pessimismo da mídia influiu na pesquisa Ibope

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta (19), revelou, entre tantos...

Espaço Público recebe a ministra Luiza Bairros

Na pauta, as políticas de promoção para a igualdade...

para lembrar

5 maneiras de falar sobre Pantera Negra na sua aula

O filme que é um dos recordistas de bilheteria...

Denzel Washington revela estar “feliz” por seu filho largar a carreira de jogador de futebol

Durante uma entrevista à People, Denzel Washington revelou que está muito...

Spike Lee é tema de mostra de cinema em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília

"Acorde! O Cinema de Spike Lee" é uma realização...

Nós, novo filme de Jordan Peele, é aclamado pela crítica: “Vai ser um dos maiores do ano”

As primeiras reações de Nós, novo filme de Jordan Peele, diretor de Corra!, foram...
spot_imgspot_img

Geledés – Instituto da Mulher Negra abre novas turmas do Curso de Multimídia online e para todo Brasil 

O projeto de comunicação do Geledés – Instituto da Mulher Negra está abrindo novas turmas de formação em multimídia em parceria com o Zoom...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...
-+=