Outro olhar: Fotógrafo e escritor combatem estereótipos africanos no ‘Everyday Africa’

Se imagens de crianças mal nutridas e guerra civil emergem na sua mente quando o assunto é África, o perfil colaborativo no Instagram ‘Everyday Africa’ do fotógrafo, Peter DiCampo, e do escritor, Austin Merrill, apresenta uma nova realidade sobre o dia a dia desse continente, combatendo os estereótipos africanos.

no Mistura Urbana

São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.

Helon Habila
Escritor nigeriano

DiCampo estabeleceu a conta no Instagram depois de perceber que seu smartphone capturava uma faceta da África que seu trabalho como fotográfo profissional não permitia realizar.

Administrado por 14 profissionais, a riqueza e variedade das imagens que registram a vida do povo africano transcende o estereótipo de pobreza e violência.

O escritor nigeriano Helon Habila foi convidado para realizar uma curadoria sobre as imagens que representam seu país, dizendo que: “(O fotógrafo) mostrou as pessoas sendo somente pessoas, sem intenção, sem política, sem inclinações – sejam elas positivas ou negativas. São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.”

DiCampo e Merrill esperam utilizar as imagens para educar alunos norte-americanos sobre a África, mostrando as similaridades e diferenças entre as culturas.

 

 

+ sobre o tema

Poetisas negras: gênero e etnia através dos versos

Para começo de conversa, quantas escritoras negras vocês conhecem?...

Três países africanos tornam-se doadores do Fundo Africano de Desenvolvimento

    Angola, Egito e Líbia formalizaram suas adesões no final...

para lembrar

Seedorf anuncia adeus ao Bota: ‘Que possa manter o que a gente construiu’

Holandês se aposenta para dar início à carreira de...

O craque se despede: Rivaldo, uma canhota fulminante

  O astro brasileiro, campeão do mundo em...

Há exatos 30 anos, morria Marvin Gaye

Se estivesse vivo, Marvin Gaye, ícone da soul music...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...
-+=