Se imagens de crianças mal nutridas e guerra civil emergem na sua mente quando o assunto é África, o perfil colaborativo no Instagram ‘Everyday Africa’ do fotógrafo, Peter DiCampo, e do escritor, Austin Merrill, apresenta uma nova realidade sobre o dia a dia desse continente, combatendo os estereótipos africanos.
São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.
DiCampo estabeleceu a conta no Instagram depois de perceber que seu smartphone capturava uma faceta da África que seu trabalho como fotográfo profissional não permitia realizar.
Administrado por 14 profissionais, a riqueza e variedade das imagens que registram a vida do povo africano transcende o estereótipo de pobreza e violência.
O escritor nigeriano Helon Habila foi convidado para realizar uma curadoria sobre as imagens que representam seu país, dizendo que: “(O fotógrafo) mostrou as pessoas sendo somente pessoas, sem intenção, sem política, sem inclinações – sejam elas positivas ou negativas. São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.”
DiCampo e Merrill esperam utilizar as imagens para educar alunos norte-americanos sobre a África, mostrando as similaridades e diferenças entre as culturas.