Outro olhar: Fotógrafo e escritor combatem estereótipos africanos no ‘Everyday Africa’

Se imagens de crianças mal nutridas e guerra civil emergem na sua mente quando o assunto é África, o perfil colaborativo no Instagram ‘Everyday Africa’ do fotógrafo, Peter DiCampo, e do escritor, Austin Merrill, apresenta uma nova realidade sobre o dia a dia desse continente, combatendo os estereótipos africanos.

no Mistura Urbana

São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.

Helon Habila
Escritor nigeriano

DiCampo estabeleceu a conta no Instagram depois de perceber que seu smartphone capturava uma faceta da África que seu trabalho como fotográfo profissional não permitia realizar.

Administrado por 14 profissionais, a riqueza e variedade das imagens que registram a vida do povo africano transcende o estereótipo de pobreza e violência.

O escritor nigeriano Helon Habila foi convidado para realizar uma curadoria sobre as imagens que representam seu país, dizendo que: “(O fotógrafo) mostrou as pessoas sendo somente pessoas, sem intenção, sem política, sem inclinações – sejam elas positivas ou negativas. São somente pessoas vivendo suas vidas, penso que essa é a maneira como as pessoas devem ser vistas, não importando sua origem.”

DiCampo e Merrill esperam utilizar as imagens para educar alunos norte-americanos sobre a África, mostrando as similaridades e diferenças entre as culturas.

 

 

+ sobre o tema

Exposição ‘Histórias Mestiças’ é inaugurada

 O Brasil foi o último país do continente americano...

10 cantoras negras para colocar na sua playlist

Ei, você que sempre ouve as mesmas músicas e...

para lembrar

Oficina de leitura sobre Carolina de Jesus aproxima Maré (RJ), Moçambique e Angola

Exposição "Da Maré ao Canindé, inspiração para as periferias"...

ONU Novos canais de financiamento tornam África crítica de “lições

Por Lusa O secretário executivo da Comissão Económica da ONU para...

Novo álbum de Tássia Reis já está entre nós; ouça ‘Próspera D+’

Trap, drill, vogue beat, house, disco, rock, samba e...

Cantora peruana negra será Ministra da Cultura

"estas escolhas são fruto do dia da Mulher Negra...
spot_imgspot_img

Paraense Brisas Project acaba de lançar seu EP PERDOA

Está no mundo o primeiro EP de Brisas Project. PERDOA é uma obra em quatro faixas que explora uma sonoridade orientada ao Pop Rock, Lo-fi e...

Quem são os ex-escravizados que deixaram o Brasil em direção à África no século 19

Em seu mais recente livro, o pesquisador Carlos Fonseca conta a trajetória dos retornados, escravizados libertos e seus descendentes que deixaram o Brasil e retornaram...
-+=