“Outubro Negro” vai homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus

Evento na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP homenageará a escritora Carolina Maria de Jesus. Encontro “Outubro Negro 2023” reunirá membros do Movimento Negro Unificado (MNU) e da UNEAfro

FONTEDo Jornal da USP
Outubro Negro 2023 homenageará Maria Carolina de Jesus – Fotomontagem: Jornal da USP – Imagens: Divulgação/FSP-USP e Domínio Público/Arquivo Nacional

No próximo dia 25 de outubro, quarta-feira, das 17 às 21 horas, o Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, ambos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, organizam o evento Outubro Negro 2023. O tema central deste ano é “Negras Vozes: Potências negras na produção de novos mundos”, com homenagem para a escritora Carolina Maria de Jesus.

Realizado anualmente desde 2018 na FSP-USP, o evento é voltado para a discussão das condições de vida e saúde da população negra, bem como dos efeitos do racismo e da luta antirracista no Brasil. Protagonizado por estudantes da graduação e pós, pesquisadores e ativistas negras e negros, ele visa atender a demanda de estudantes da faculdade por maior contato com a produção negra e suas contribuições para os campos científico, político e cultural.

Dentro da programação deste ano, atividades presenciais no dia 25 de outubro das 17 às 21h com apresentação artística, coffee break e mesa de diálogo, além de emissão de certificado para os presentes.

Confira a programação completa:

17h – Apresentação Grupo Afro Percussivo Ilú Obá de Min na escadaria da FSP/USP

18h – Coffee break

18h30 – Mesa de diálogo: Construção de Novos Mundos – A história do Movimento Negro no Brasil e as Principais Conquitas. Onde queremos ir e chegar com Simone Nascimento do Movimento Negro Unificado (MNU) e José Henrique Viégas Lemos membro da UNEAfro Brasil no Auditório Paula Souza.

-+=
Sair da versão mobile