Guest Post »

Pallas lança “O filho querido de Olokun” no sábado, dia 9, na Blooks Livraria

“O filho querido de Olokun” (Pallas Editora) é o segundo livro de Rogério Athayde e Clara Zúñiga e será lançado em tarde de autógrafos no próximo sábado, 9 de novembro, a partir das 16h, na Blooks Livraria, em Botafogo. O evento tem entrada gratuita e o livro, para crianças e adultos, custa R$ 58. O casal rememora um das centenas de contos da tradição oral iorubá, em duas narrativas que andam juntas: texto dele e ilustrações dela.

Enviado para o Portal Geledés 

Divulgação/Pallas

Um pescador insatisfeito com a sua pobreza e que desejava a todo custo uma vida abastada recebeu um chamado de Olokun, o orixá das profundezas dos Oceanos, de quem era devoto. Olokun atendeu ao seu desejo, lhe entregando as riquezas do fundo do mar. Porém, nesta ganância, este homem não percebeu que deixava para trás os seus maiores tesouros: uma vida simples e cheia de afetos, com mulher e filha. Será possível voltar no tempo e resgatar o que foi perdido?

“Essa fábula do Ifá sobre a insatisfação humana vem sendo contada e recontada de diversas formas, há mais tempo do que conseguimos mensurar. Olokun é o orixá que está associado à ancestralidade, ao mundo dos mortos: tudo começa e acaba no mar. Também diz respeito à saúde, à vida e à fortuna”, ensina Rogério, professor de história e babalaô. Ele escreveu “O filho querido de Olokun” há sete anos e as ilustrações nasceram aos poucos, num processo de descoberta.

“Tentei fugir da facilidade de ilustrar o que o texto diz e tracei a minha própria narrativa visual. Comecei usando aquarela, mas ainda não estava convencida. Até que cheguei nesse fundo preto, denso como o oceano, e entendi que era como queria contar. Colori cada detalhe à mão, com canetinhas”, rebobina Clara, designer e artista plástica. As ilustrações foram cuidadosamente com luz a fim de manter o registro dos detalhes e o livro de 52 páginas foi impresso em papel couchê com acabamento especial.

Rogério Athayde e Clara Zúñiga já haviam lançado “Exu e o mentiroso”, em 2012, também pela Pallas Editora.

“O filho querido de Olokun”, tarde de autógrafos ::

QUANDO: Sábado, 9 de novembro, a partir das 16h

ONDE: Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316, lojas D e E, em Botafogo

QUANTO: Entrada franca. Preço sugerido do livro: R$ 58

NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/539282186806612/

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

Related posts