Para comentarista negro da CNN a eleição de Trump tem muito a ver com questão de raça

Boa parte do planeta despertou indignada com a eleição de Donald Trump como novo presidente americano. O fato de votar não ser obrigatório nos EUA têm feito com que muitos analistas apontassem o feito “whitelash” como um dos responsáveis pela eleição do candidato republicano.

Por Silvia Nascimento Do Mundo Negro

Para o comentarista da CNN Van Jones, dentro da perspectiva de raça, houve uma união entre os brancos contra uma política inclusiva praticada pelo atual presidente Barack Obama.

“Eu tenho amigos mulçumanos perguntando se devem deixar o país, eu tenho amigos imigrantes que estão aterrorizados”, explica o comentarista que diz que será difícil explicar para os filhos o que ainda está pro vir.

“Nós tentamos explicar essa eleição por vários ângulos, mas não falamos da questão de raça. Essa foi uma whitelash (união dos brancos), contra as mudanças do país, contra um presidente negro”, alerta Jones.

“Trump tem uma grande responsabilidade que é  a de ser também o presidente das pessoas que ele insultou e excluiu. Nós não queremos sentir que alguém for eleito, por nos preterir, por achar que há pessoas mais importantes do que nós. Essa eleição não foi somente sobre questões de raça, mas temos que falar sobre isso também”, conclui.

+ sobre o tema

STJ abre ação contra desembargador por chamar pedreiro de ‘negro’, ‘peão’, ‘vagabundo’

Evandro Stábile, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato...

Thuram diz que atletas da França despertaram o racismo

Comissão que investiga o motim na seleção durante a...

O tal do cabelo ruim

"Acho que fez bem em ir à televisão, embora...

Movimento Porta na Cara

Fonte: Circo Voador - Depois de...

para lembrar

Condenado por atear fogo em índio Galdino no DF tem posse na Polícia Civil barrada

Aprovado em concurso, ele foi reprovado na 'sindicância de...

Bolsonaro nem com vacina

O par de pesquisas de intenção de voto na...

Fotogaleria Simpsons celebram 25 anos com direito a arte contra racismo

Celebram-se esta quarta-feira os 25 anos da série ‘The...
spot_imgspot_img

Prisão de torcedores deveria servir de exemplo para o futebol brasileiro

A condenação de três torcedores racistas na Espanha demonstra que, apesar da demora, estamos avançando em termos de uma sociedade que quer viver livre...

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...
-+=