MC Carol: ‘Se homem ficasse grávido, o aborto já teria sido legalizado’

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal considerou nesta terça-feira (29) que aborto até o terceiro mês de gravidez não é crime. No entanto, a decisão está relacionada a um caso específico e não vale para todas as ocorrências no Brasil.

Por Amauri Terto, do HuffPost Brasil

Essa decisão inédita reacendeu a discussão sobre o aborto nas redes sociais.

Na manhã desta quinta (1º), MC Carol decidiu se posicionar sobre o assunto em sua página no Facebook. Com um texto intitulado Meu Útero é um Berço e Não um Cemitério, a cantora defende a liberdade da mulher em relação ao próprio corpo.

De início, ela declara:

“Antes de ser contra o aborto, procure saber mais. Se você é a favor da vida, então seja a favor do aborto, porque milhões de mulheres morrem por ano no Brasil.”

A MC também aborda a questão da desigualdade social que torna o problema ainda mais grave para as mulheres pobres do Brasil.

“Gente, só é visto como aborto, como crime, como uma coisa errada e ilegal quando a mulher é pobre! Na Europa e em outros países, em até 12 semanas, o aborto é legalizado. Quando a mulher é rica, de família rica, ela vai para o exterior onde não é crime, tira o feto com os melhores médicos, faz uma lipo e volta.”

De acordo com o Código Penal brasileiro, uma mulher que aborta está seujeita a punição que vai de 1 a 3 anos de prisão. Já o médico que realiza o aborto pode ficar preso por até 4 anos.

Atualmente, a prática do aborto é permitida no Brasil apenas em três casos: quando há risco de vida para a mulher, quando a gravidez é resultado de um estupro e em caso de feto anencéfalo.

Ao final da reflexão, MC Carol ressalta que a permanência do aborto na condição de crime não vai mudar o cenário dos abortos clandestinos.

“Qualquer um pode arrumar R$ 2.400 para abortar. A questão é que o aborto clandestino não vai parar. A forma legal é diferente da forma ilegal. Nenhuma mulher que opta por não ter o filho é vista como monstro na Europa. Então seja a favor da vida da mulher.”

Leia o texto na íntegra:

+ sobre o tema

Ator Joseph Fiennes de ‘Shakespeare Apaixonado’ é escolhido para viver Michael Jackson em filme

Protagonista do premiado 'Shakespeare Apaixonado' (1998), o ator Joseph...

Quanto valem os direitos

Entre a austeridade e a defesa de direitos sem...

Mais que mil palavras

Em um mundo no qual lutamos diariamente para combater...

para lembrar

Vereador gaúcho é indiciado por racismo após discurso contra baianos

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul concluiu...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...

“A luta antirracista é tão importante quanto a batalha contra o patriarcado”

A ativista feminista Marai Larasi acredita que as lutas...

Pai e filho executam jovem negro porque ele praticava exercícios no bairro

Dois homens brancos, Gregory McMichael e Travis McMichael, pai...
spot_imgspot_img

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...

Mais amor, por favor

É preciso falar de amor. Não o amor romântico, mas o amor atitude, coisa que envolve "cuidado, compromisso, confiança, responsabilidade, respeito e conhecimento", como...
-+=