Ouvidor da PM de São Paulo admite existência de grupos de extermínio

As imagens que mostram dois suspeitos de roubo sendo mortos por policiais militares no Butantã, zona oeste da capital paulista e as recentes chacinas nas cidades de Osasco e de Barueri, na Grande São Paulo, que deixaram 19 pessoas mortas, evidenciam a existência de grupos de extermínio dentro da Polícia Militar, afirmou o ouvidor da PM, Julio Cesar Fernandes Neves. Segundo o ouvidor, uma evidência forte da existência de grupos de extermínio é o fato de que, no ano passado, 801 pessoas foram mortas em supostos confrontos com policiais militares e civis. Números estes que estão subindo: Em 2013, foram mortas 440 pessoas em confrontos. Os dados são da própria Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

Por Elaine Patricia Cruz Do Brasil247

Ações apontam existência de grupos de extermínio na PM paulista, diz ouvidor

As imagens de câmeras de segurança e de celulares que mostram dois suspeitos de roubo sendo mortos por policiais militares no Butantã, zona oeste da capital paulista, no feriado de 7 de setembro, e as recentes chacinas nas cidades de Osasco e de Barueri, na Grande São Paulo, que deixaram 19 pessoas mortas, evidenciam a existência de grupos de extermínio dentro da Polícia Militar (PM). A afirmação foi feita hoje (15), em entrevista à Agência Brasil, pelo ouvidor da PM, Julio Cesar Fernandes Neves.

Segundo o ouvidor, uma evidência forte da existência de grupos de extermínio é o fato de que, no ano passado, 801 pessoas foram mortas em supostos confrontos com policiais militares e civis. Os dados são da própria Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

De acordo com o ouvidor, os números vêm crescendo: em 2013, foram mortas 440 pessoas em confrontos e, neste ano, até agora, 421 pessoas. “É um número que foge da normalidade”, disse Neves. Ele ressaltou que não dá para acreditar que, entre os autores dessas execuções, não estejam pessoas que se organizaram de alguma forma, seja em grupos de extermínio, ou não. “Existem grupos que estão matando gente por aí e de forma organizada”, afirmou Neves.

“São situações que vêm acontecendo há muito tempo, mas que os órgãos oficias não reconhecem de maneira alguma, e as coisas vem perdurando”, acrescentou o ouvidor. Hoje, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, e o governador Geraldo Alckmin, em diferentes no estado, negaram a existência de grupos de extermínio na polícia paulista. Para o governador, o que existe são “maus policiais”, que responderão a processo.

Para o ouvidor, os grupos de extermínio continuam existindo dentro da polícia paulista porque não há punição por esses crimes. Neves informou que, no ano passado, 129 policiais foram demitidos da corporação e 177, expulsos e, neste ano, os demitidos já são 63 e os expulsos, 94. Ele considera o número pequeno diante do número de ocorrências e processos administrativos abertos para investigar a atuação policial. “Para evitar [esses grupos de extermínio], o principal é punir”, afirmou o ouvidor, que defende mudança na postura da Polícia Militar, baseada “em uma cultura de guerra”. “O policial já sai [para as ruas] como se estivesse em um campo de batalha.”

Na opinião do ouvidor, esta não é a polícia que a sociedade gostaria de ter em São Paulo. “A realidade mostrada nessas filmagens é muito forte porque, até então, a maioria da população acreditava que as mortes eram em confrontos policiais, um atirando para cá e outro para lá. E, quando se vê a verdade estampada assim, vê-se uma situação lamentável”, ressaltou Neves.

O ouvidor destacou a importância de as pessoas denunciarem os crimes cometidos por policiais. Um dos canais para isso é a própria Ouvidoria, que mantém em sigilo a fonte. “Garantimos o sigilo. A denúncia pode ser feita até no anonimato, caso a pessoa não queira colocar seu nome. Pode-se mandar carta, documento, telefone mesmo [0800-177070], e-mail [[email protected]] ou até pessoalmente [Rua Japurá, 42. Bela Vista}, indicando as provas que a Corregedoria, o DHPP [Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa] e o Ministério Público podem colher por meio da Ouvidoria.”

+ sobre o tema

7 frases que devemos parar de falar para acabar com o racismo

No Brasil, o racismo está presente desde o período...

Cota racial avança na USP

Ministros decidiram que o modelo é necessário para corrigir...

Polícia apura ofensas racistas feitas por homem contra vizinha em Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais apura uma queixa de racismo da parte de um...

para lembrar

TV Globo demite diretor acusado de racismo, mas diz que razão foi assédio moral

O diretor artístico da novela "Nos Tempos do Imperador", Vinicius...

Grupo faz protesto na PUC-Campinas contra caso de racismo em rede social

Um protesto contra o racismo em um grupo no Facebook de...

Ação policial mata cinco pessoas por dia no Brasil

São Paulo – As polícias civis e militares...

Racismo e insulto racial na sociedade Brasileira

Resumo O objetivo deste artigo é analisar a forma como...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=