Para Marina, PT e PSDB precisam de ‘realinhamento histórico’

Em visita a favela, ela defendeu mais atenção para ocupações irregulares.
Candidata não mudará estratégia de campanha com base em pesquisa.

Mariana Oliveira

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse nesta terça-feira (17) que os partidos de seus adversários, PT e PSDB, precisam de um “realinhamento histórico” para definir suas prioridades. “É isso que eu defendo. Que o PT e o PSDB façam um realinhamento histórico, que olhem para o que é mais importante para o Brasil. Situações como essas [ocupações irregulares] aviltam a dignidade não só dos que moram aqui, mas daqueles que ousam ser seus representantes”.

Marina visitou uma favela no Jardim Castelo, divisa entre Diadema, no ABC paulista, e São Paulo.

Ela criticou a atenção dos governantes em relação às ocupações irregulares. “Existe ocupação irregular no estado de São Paulo em área de manancial que infelizmente foi deixada [de lado] por conivência das autoridades públicas e hoje essas pessoas pagam um preço muito alto (…). O que a gente não pode é negligenciar uma coisa em detrimento da outra. Ambas devem ser tratadas com prioridade: a proteção dos recursos hídricos e a proteção da vida das pessoas”.

A candidata acrescentou que as ocupações irregulares são um problema nacional. “A mesma coisa que vi na favela do Coque lá em Pernambuco, que é um estado pobre, eu vejo no estado mais rico da federação. Isso só tem um nome: falta de políticas públicas para atender essas comunidades e para atender a proteção necessária do meio ambiente. Temos milhões de pessoas que vivem nessa situação”.

Marina Silva destacou que os temas saneamento e meio ambiente devem ser priorizados no debate eleitoral mesmo que a população não os identifique como áreas importantes. Pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira mostrou que os temas não estão nas prioridades do eleitor. “O fato de a população não ter conhecimento da importância desses investimentos não significa que eles não devem ser feitos. Quem tem compromisso ético com a vida e respeito com as pessoas não se importa com o percentual de votos que isso possa render”.

A candidata do PV não quis fazer comentários sobre o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão nessa terça-feira. Ela afirmou, no entanto, que manterá sua estratégia de campanha independentemente do resultado de pesquisas eleitorais. “Já quebramos o plebiscito e vamos quebrar também a ideia de que a eleição é espaço para frases de efeito, para desqualificação dos outros. É espaço para se comprometer com o Brasil”.

Marina afirmou que não pensa na hipótese de a eleição acabar no primeiro turno. “Primeiro, não vou discutir essa questão de não ter segundo turno. O horário eleitoral está começando e nós estamos na disputa”.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=