PT é campeão de “quanto pior, melhor”, acusa Serra em debate

O debate Folha-UOL entre três candidatos à presidência da República, nesta quarta-feira (18), começou mais quente do que debates anteriores pela televisão. A candidata do PT, Dilma Rousseff, jogou uma casca de banana ao adversário do PSDB, José Serra, e perguntou como ele justificava uma representação do DEM ao STF contra o ProUni, programa que distribui bolsas de estudos em escolas superiores privadas a estudantes de baixa renda.

O tucano retrucou acusando o partido de Dilma. “Vamos falar claro: nesse torneio do quanto pior melhor, o PT ganha disparado. Você tem fixação no passado. E é ingrata com Itamar e FHC, que criaram o Plano Real”, disse. O candidato do PSDB listou iniciativas que tiveram a oposição do PT, completando: “na verdade, foi uma questão de inconstitucionalidade. Não tem a ver com o meu partido. Se fosse assim, você estaria contra a Lei de responsabilidade fiscal. A Proer, que o PT não só votou contra como tentou acabar com ela. O que o PT já aprontou em matéria de quanto pior melhor… de fato, em matéria de quanto pior melhor, o PT é campeão”.

Em resposta, a petista disse que seu partido “confessa que votou errado”. “Mais do que isso, levamos o Plano Real à frente”. E voltou a levantar a questão do ProUni: “é uma questão séria, não é algo que já passou. Está no Supremo. Isso me preocupa porque é algo que esta vigente. Nas escolas técnicas, fomos proibidos de fazê-las. Se os estados e municípios entrassem com dinheiro, nós poderíamos fazê-las”, concluiu a candidata.

Serra não poupou a adversária, arrancando risos da plateia, ao dizer que ela sequer se preocupava mesmo com a representação do DEM e que, na verdade, segundo ele, “um assessor seu te passou isso e você veio falar disso aqui”. “Votaram contra Tancredo no colégio eleitoral. Votaram contra a Constituinte, votaram contra o Plano Real. Votaram contra o Proer. O PT é imbatível, ganha de goleada de qualquer outro partido político brasileiro no quesito quanto pior melhor”, atacou Serra novamente.

No começo do primeiro bloco, o tucano jogou a bola para Marina, para depois poder apresentar sua proposta sobre ensino técnico e profissionalizante. Marina criticou a educação paulista e afirmou que “a educação é a prioridade das prioridades. Temos que fazer uma verdadeira revolução na educação. Estamos atrasados neste setor”.

Na réplica, Serra disse que tem algumas propostas: criar o Protec do ensino técnico, aumentar em um milhão de vagas em quatro anos no ensino técnico, aumentar a variedade dos cursos oferecidos, no que se refere ao ensino tecnológico, tem mais alunos no Estado de São Paulo, do que na União. Na tréplica, Marina disse que “lamentavelmente, na questão da educação, a pergunta que me cala, é por que em 16 anos São Paulo não se tornou um expoente na educação? Por que agora, em quatro anos, fará o que não fez numa experiência de 20 anos de governo no Estado?”

Questionado se o tom do tucano estava provocador, o presidente do PSDB, Sergio Guerra, disse que deveria ficar ainda mais. Guerra afirmou: “Serra deve forçar ainda mais a comparação”.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

LITERATURA: 5º FAN 2009

OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS Kiusam Oliveira OS NOVES...

Chomsky: “Crescimento da extrema-direita é consequência do neoliberalismo”

Em seminário realizado em SP, filosófo estadunidense alerta: a...

Sakamoto – Mesmo com proteção, ativista diz que será assassinada

Leonardo Sakamoto A repórter Ana Aranha foi ao Sul...

Produção de Madonna cancela encontro com AfroReggae, diz coordenador

Fonte: Folha OnLine-O coordenador da ONG AfroReggae, José Júnior,...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=