Para nova ministra da Igualdade Racial, desafio é político e educativo

Em discurso, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos do governo

Nilma Lino Gomes é a nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).

Nilma recebeu o cargo da ministra Luiza Bairros em cerimônia de transmissão realizada nessa sexta-feira (02), no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF).

“É uma grande responsabilidade assumir a SEPPIR após as gestões anteriores e, principalmente, após a gestão de Luiza Bairros. O desafio de estar frente à Secretaria é grande, pois o racismo e a discriminação racial incidem de formas diferenciadas, expressando sua perversidade, subordinando as pessoas. Entender isso e articular com as políticas de todos os outros ministérios e órgãos de governo é um trabalho desafiador”, afirmou a nova ministra.

Sobre a pauta da Secretaria, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos do governo. “O desafio maior ainda é enraizar a ideia de que a promoção da igualdade racial é estruturante das políticas, e não somente transversal. Transversal é o trabalho de articulação da SEPPIR e inserir as políticas de promoção da igualdade racial como um dos eixos estruturantes da política da Estado deve ser o resultado da ação política de nossa pasta”, apontou.

Perfil

Nilma Lino Gomes é pedagoga e mestra em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), doutora em Antropologia Social pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente, é reitora Pró-Tempore da Unilab.

+ sobre o tema

Cantora peruana negra será Ministra da Cultura

"estas escolhas são fruto do dia da Mulher Negra...

Filhas de Obama vão passar a adolescência na Casa Branca

Elas cresceram sob olhares dos americanos e agora vão...

Deshauna Barber: A Miss EUA 2016 é Negra!

A representante do Distrito de Columbia, mais conhecido como...

Thereza Santos – Teatróloga, professora, filósofa e militante negra

Após perguntarmos quantas escritoras negras você leu, sentimos a...

para lembrar

Beyoncé vai dirigir documentário sobre sua vida

A cantora pop Beyoncé está indo para trás das...

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como...

Taís Araújo posa nua para revista e pede para não retocar estrias

Taís Araújo posa nua para revista e pede para...
spot_imgspot_img

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=