Para nova ministra da Igualdade Racial, desafio é político e educativo

Em discurso, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos do governo

Nilma Lino Gomes é a nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).

Nilma recebeu o cargo da ministra Luiza Bairros em cerimônia de transmissão realizada nessa sexta-feira (02), no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF).

“É uma grande responsabilidade assumir a SEPPIR após as gestões anteriores e, principalmente, após a gestão de Luiza Bairros. O desafio de estar frente à Secretaria é grande, pois o racismo e a discriminação racial incidem de formas diferenciadas, expressando sua perversidade, subordinando as pessoas. Entender isso e articular com as políticas de todos os outros ministérios e órgãos de governo é um trabalho desafiador”, afirmou a nova ministra.

Sobre a pauta da Secretaria, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos do governo. “O desafio maior ainda é enraizar a ideia de que a promoção da igualdade racial é estruturante das políticas, e não somente transversal. Transversal é o trabalho de articulação da SEPPIR e inserir as políticas de promoção da igualdade racial como um dos eixos estruturantes da política da Estado deve ser o resultado da ação política de nossa pasta”, apontou.

Perfil

Nilma Lino Gomes é pedagoga e mestra em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), doutora em Antropologia Social pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente, é reitora Pró-Tempore da Unilab.

+ sobre o tema

Nem tudo era italiano …

Este brilhante trabalho foi apresentado originalmente em 1995 como...

Cia Teatral Mamulengos abre seleção para atores negros

A Cia Teatral Mamulengos está selecionando, atores negros para...

Os piores casos de racismo no futebol

O caso do volante Gabriel Tiné, de 16 anos,...

Desigualdade racial responde por 1/3 da diferença de renda

Fonte: Terra -     Estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto de...

para lembrar

Netflix prepara nova série animada inspirada em clássicos da Motown

A Netflix anunciou uma nova série animada inspirada em...

Malia Obama vai estudar em Harvard após ano sabático

A Casa Branca anunciou que Malia Obama, a filha...

Quem foi Tebas, escravo que virou arquiteto em meio ao Brasil Colonial

Após ser alforriado aos 58 anos, Joaquim Pinto de...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=