Para nova ministra da Igualdade Racial, desafio é político e educativo

Em discurso, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos do governo

Nilma Lino Gomes é a nova ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR).

Nilma recebeu o cargo da ministra Luiza Bairros em cerimônia de transmissão realizada nessa sexta-feira (02), no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF).

“É uma grande responsabilidade assumir a SEPPIR após as gestões anteriores e, principalmente, após a gestão de Luiza Bairros. O desafio de estar frente à Secretaria é grande, pois o racismo e a discriminação racial incidem de formas diferenciadas, expressando sua perversidade, subordinando as pessoas. Entender isso e articular com as políticas de todos os outros ministérios e órgãos de governo é um trabalho desafiador”, afirmou a nova ministra.

Sobre a pauta da Secretaria, Nilma Lino Gomes enfatizou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos do governo. “O desafio maior ainda é enraizar a ideia de que a promoção da igualdade racial é estruturante das políticas, e não somente transversal. Transversal é o trabalho de articulação da SEPPIR e inserir as políticas de promoção da igualdade racial como um dos eixos estruturantes da política da Estado deve ser o resultado da ação política de nossa pasta”, apontou.

Perfil

Nilma Lino Gomes é pedagoga e mestra em Educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), doutora em Antropologia Social pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra.

Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Atualmente, é reitora Pró-Tempore da Unilab.

+ sobre o tema

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de atores

Filme de Wagner Moura sobre Marighella abre seleção de...

Adiamento da ação que questiona terras quilombolas visa desmobilizar luta, diz líder

O STF suspendeu, nesta quarta, o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade...

Novembro Negro tem programação unificada na UFMG

Espetáculos culturais, rodas de conversa sobre percurso de alunos...

para lembrar

spot_imgspot_img

Misoginia e racismo na renúncia em Harvard

Muitos têm sido os desdobramentos da guerra em Gaza, cujos efeitos se estendem para além da catastrófica situação da população palestina. Os EUA têm sido especialmente tensionados pela...

20 de novembro — para além de uma data no calendário

O 20 de novembro não é uma data qualquer em nosso país. É um dia de relembrar a luta contra a escravidão realizada pelos...

Nilma Lino Gomes vence Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, da SBPC

A professora emérita Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, foi a vencedora na área de Humanidades do 3º Prêmio Carolina Bori Ciência...
-+=