Partidas da Copa poderão ser encerradas em caso de discriminação pela torcida, diz Fifa

A Fifa confirmou sua decisão de que os árbitros terão o poder de encerrar partidas na Copa do Mundo em caso de atos persistentes de discriminação por parte da torcida. Sede do Mundial, a Rússia prometeu combater o racismo em um momento em que o país enfrenta um escrutínio crescente antes e durante o torneio, que ocorre entre os dias 14 de junho e 15 de julho em 11 cidades, incluindo Moscou, São Petersburgo e Sochi.

Por Brian Homewood, do Extra com Reuters

Jogo entre França e Rússia foi marcado por ataques racistas Foto: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP

Ainda há preocupação em relação a ataques racistas de torcedores. O jogador da seleção da Inglaterra Danny Rose disse na quarta-feira que vetou a ida de sua família à Rússia por temer que os parentes sejam alvos de abusos.

A secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, disse que a entidade que comanda o futebol mundial leva a discriminação muito a sério.

“Além de medidas educacionais, temos sistemas funcionando para reagir e punir atos discriminatórios, assim como medidas para garantir um ambiente livre de discriminação na Copa do Mundo da Fifa”, disse ela em um comunicado divulgado pela entidade.

A Fifa disse que, pela primeira vez nos 88 anos de história do torneio, haverá um sistema de monitoramento anti-discriminação em cada partida.

Uma equipe de três observadores da rede anti-discriminação Fare observará o comportamento de torcedores neutros e das duas seleções.

“Esses observadores entendem o idioma e são treinados nas especificidades da cultura de cada torcida”, afirma o comunicado.

A Fifa disse que os árbitros também intervirão sob o chamado procedimento de três passos.

Os árbitros terão autoridade para primeiro parar o jogo e pedir ao sistema de som que peça o fim do comportamento discriminatório. Eles poderão então suspender a partida se o comportamento continuar e, posteriormente, encerá-la.

 

+ sobre o tema

Gordinhas dizem não!

A educadora e blogueira Ana Rita Duarte, especialista em...

Racismo e Aceitação – Pele Negra Não Dói por Dayany Spiridon

Dayany Spiridon Você já sofreu direta ou indiretamente com o...

10 casos de racismo no País em 2014

A data: 20 de novembro, Dia da Consciência Negra....

para lembrar

“Em Espanha, negro e champanhe não combinam”

O antigo internacional francês, Marcel Desailly criticou os recentes...

O Centenário Alviverde

Completa hoje 100 anos de história o Palmeiras, equipe...

Mãe de Gabriel Jesus marca firme: “Filho meu baixa a cabeça quando eu falo”

Nos gramados, Gabriel Jesus tem sido um terror para...

País da Copa receberá o mundo em 2010 com feridas raciais ainda escancaradas

Philemon Nebedi entra no museu do Apartheid, em Johanesburgo,...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=