Paulo Paim: Brasil deve muito aos quilombolas

 

Em debate realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre as comunidades quilombolas gaúchas, realizado na manhã desta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou a dívida dos brasileiros com as populações descendentes de pessoas que lutaram contra a escravidão. Ele destacou o consenso entre os debatedores quanto à necessidade de se levar dignidade aos quilombolas.

– Acordamos sobre o acesso às políticas públicas e sociais, aceleração da titulação das terras quilombolas e indígenas e sobre a necessidade de se contestar a Adin (Ação de Declaração de Inconstitucionalidade) contra o Decreto 4887/2003 – disse Paim, citando a norma que regulamenta a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.

Paim lamentou que mesmo entre os negros ainda não haja o reconhecimento devido à importância dos quilombolas.

Segundo os participantes do debate, existem no Rio Grande do Sul 174 grupos de descendentes de escravos, mas apenas três contam com reconhecimento pleno. As comunidades reivindicam a regularização de suas terras: a demora nas demarcações e a falta de acesso a direitos sociais básicos foram criticadas em vários pronunciamentos populares durante a audiência.

O ministro interino da Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Mário Theodoro, espera que o Plano Plurianual (PPA) ajude a dinamizar a política de reconhecimento das terras quilombolas.

Em 16 de novembro os membros da CDH, acompanhados de autoridades e líderes de movimentos sociais, irão ao distrito de Morro Alto, no município gaúcho de Maquiné, para debater as condições das comunidades quilombolas daquela região.

Paulo Cezar Barreto / Agência Senado

 

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Impasse afeta alunos africanos

O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará formaliza,...

Em novo livro, ator e escritor Lázaro Ramos fala sobre a conexão do afeto

Lázaro Ramos não sabia ao certo para quem estava...

Mc Soffia: “Sei que a maior arma contra o racismo é o conhecimento”

A rapper de 13 anos fala sobre o lançamento...

Vida em dívida por Cuti

Vida em dívida - Vais morrer, negrinho! - Não te fiz...

para lembrar

Denzel Washington doa US $ 1 milhão para salvar as crianças da África

Ele não é só, sem dúvida, o ator negro...

A Conaq repudia o assassinato da Coordenadora Nacional Bernadete Pacífico

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...
-+=