PEC das Domésticas é vista como ‘lei áurea moderna’

Este debate é um exemplo claro de quanto demora em nosso país os direitos para os debaixo, disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP)

Por: Simone Franco

 

A mobilização dos empregados domésticos pela conquista de direitos assegurados aos demais trabalhadores chegou a ser comparada à luta pela abolição da escravatura no Brasil, nesta quarta-feira (13), durante votação da PEC 66/2012 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Se para o senador Pedro Simon (PMDB-RS) a PEC das Domésticas denunciava o “último vestígio da escravatura que se tem no país”, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) reconheceu na proposta o mérito de encarnar uma “verdadeira alforria” para quem presta serviços nos lares brasileiros.

Ao discorrer sobre as progressivas leis que garantiram e ampliaram benefícios para a categoria nos séculos 20 e 21, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) observou que o mesmo aconteceu em relação aos negros durante a escravidão.

– Este debate é um exemplo claro de quanto demora em nosso país os direitos para os debaixo. Essa proposta de emenda constitucional se equivale a uma lei áurea moderna – comparou Randolfe.

Filho de empregada doméstica, o senador Magno Malta (PR-ES) concordou que a espera foi longa e se alinhou aos defensores da aprovação rápida da PEC 66/2012, como Simon e Randolfe, e reafirmou a necessidade de não mais se adiar a oportunidade de “saldar uma dívida histórica”.

Mesmo quem fez ponderações pela necessidade de ajustes no texto aprovado pela Câmara dos Deputados – o que atrasaria a promulgação da emenda constitucional – enalteceu o mérito da proposta ao equalizar os direitos entre empregados domésticos e demais trabalhadores urbanos e rurais. Este foi o caso de Aécio Neves e dos senadores pelo PSDB Lúcia Vânia (GO), Cássio Cunha Lima (PB), Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Paulo Bauer (SC), os dois últimos autores de emendas à PEC 66/2012.

– O trabalho doméstico é penoso e delicado. Toda proteção é pouca – afirmou Aloysio. Algumas preocupações também foram expressadas pelos senadores Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e José Agripino (DEM-RN), que acabaram, entretanto, votando pela aprovação da proposta. Ataídes considerou a matéria redundante em relação a direitos que já seriam garantidos aos domésticos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e aproveitou para defender uma ampla reforma trabalhista.

Agripino reconheceu a aprovação da PEC 66/2012 como parte da evolução do modelo trabalhista brasileiro. Mas avaliou que este conjunto de medidas vai trazer danos à “relação afetiva” que envolve patrão e empregado doméstico.
– Vamos subir degraus no amadurecimento social, mas vamos ter consequências no campo econômico – advertiu, vislumbrando redução no número de empregadores e aumento na quantidade de reclamações trabalhistas.

A consciência de que, mesmo sem fazer as mudanças necessárias, não dava para adiar mais a ampliação do leque de direitos aos empregados domésticos motivou os senadores Sérgio Souza (PMDB-PR), Paulo Paim (PT-RS), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Wellington Dias (PT-PI), Anibal Diniz (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP) a declararem voto favorável à PEC dos Empregados Domésticos.

O presidente da CCJ, senador Vital do Rego (PMDB-PB), também enalteceu a luta dos trabalhadores domésticos em prol de mais conquistas trabalhistas, ressaltando, para tanto, o apoio dado pelo Congresso Nacional.
Na avaliação da relatora, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a medida vem em boa hora.

– Com a presente proposta de emenda à Constituição, felizmente, chega-se ao fim de um ordenamento jurídico que validava diferenças injustificáveis – comemorou. Essa percepção foi reforçada por comentário do senador Pedro Taques (PDT-MT): “a PEC é relevante por acabar com categorias entre trabalhadores”.

 

 

Fonte: TN Online 

+ sobre o tema

Exploração sexual de crianças e adolescentes só tem 20% dos casos denunciados

Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes representam...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Internet impulsionou surgimento de um novo feminismo

Redes sociais ajudaram a divulgar campanhas que chegaram às...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Por que parar na questão de gênero? Vamos trocar a Constituição pela bíblia

Por conta da pressão da Frente Parlamentar Evangélica junto...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Homens que cuidam

João está deprimido. Fez uma consulta com um psiquiatra...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Líder de luta das domésticas receberá título de doutora honoris causa

Uma das pioneiras da luta das trabalhadoras domésticas no Brasil, a sindicalista e ativista Creuza Oliveira vai receber o título de doutora honoris causa concedido pela...

Acúmulo de funções e falta de registro: domésticas relatam dificuldades para conseguir direitos básicos

Dez anos depois da PEC das Domésticas, trabalhadoras do setor em todo o país ainda lutam por direitos básicos. Em Salvador, a equipe conversou várias...
-+=