Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa

A Europa pode até ser a terra de origem do homem branco. Mas a Eurocopa, principal competição entre seleções do Velho Continente, terá uma decisão dominada por negros.

Por Rafael Reis Do Blog do Rafael Reis

Se mantidas as escalações utilizadas nas semifinais (ou mesmo em caso de substituições que não sejam surpreendentes), a final entre França e Portugal, no domingo, deve ter 12 titulares de origem negra em campo.

Nunca na história da competição, uma decisão reuniu tantos jogadores de pele escura. O recorde atual pertence à final de 2000, quando os franceses escalaram quatro negros contra a Itália (Thuram, Desailly, Vieira e Henry).

A inédita final com maioria negra na Euro-2016 é um tapa na cara de um continente que, principalmente devido ao medo do terrorismo praticado por grupos como o Estado Islâmico, tem discutido o fechamento de portas para imigrantes e visto aumentar assustadoramente os índices de xenofobia em sua população.

Sete dos possíveis titulares que franceses e portugueses escalarão no domingo nasceram fora da Europa. Todos os outros negros são descendentes de famílias que migraram para o continente ao longo do século passado.

Pela França, o lateral esquerdo Patrice Evra nasceu no Senegal, o zagueiro Samuel Umtiti é de Camarões e o meia-atacante Dimitri Payet tem origem em Réunion, uma ilha no sudeste africano, próxima de Madagascar.

Já Portugal tem três possíveis titulares que vieram da África (o angolano William Carvalho, o cabo-verdiano Nani e Danilo, de Guiné-Bissau), além do brasileiro Pepe, zagueiro que é natural de Alagoas.

No total, 140 dos 552 jogadores inscritos na Euro possuem dupla cidadania e estariam aptos a jogar por pelo menos uma seleção diferente daquela que eles defendem.

A questão racial veio à tona na seleção francesa pouco antes do início da Euro, quando o atacante Karim Benzema, que é árabe e descende de família argelina, acusou o técnico Didier Deschamps de não convocá-lo para a competição em casa por pressão de grupos nacionalistas de extrema-direita.

Oficialmente, o centroavante do Real Madrid foi afastado da seleção por uma suposta tentativa de extorsão contra o meia Mathieu Valbuena _teria chantageado o companheiro para não divulgar um vídeo de conteúdo sexual envolvendo o jogador.

+ sobre o tema

Com sangue baiano-mineiro-negro-indígena, Dêssa Souza lança EP “Camadas”

Dêssa Souza cresceu em quintais de terra, com modas...

Masculinidades e feminilidades negras em diálogo

Os estudos de gênero são uma área de conhecimento...

Vanderlan Nader: Beyoncé New Look nas ruas de NY

Vanderlan Nader: Beyoncé New Look nas ruas de NY. Beyoncé ...

para lembrar

Polo Patriótico y Movimiento Social Afrovenezolano

Jesús Chucho Garcia. * Las críticas al burocratismo...

Cinema de cabelo duro

“Pelo Malo” traça vasto panorama da sociedade venezuelana atual,...
spot_imgspot_img

Diálogos sobre a África

A diversidade linguística e cultural da África, suas formas de organização política, suas matrizes científicas, filosóficas e espirituais estão presentes em nosso dia a...

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...
-+=