Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa

A Europa pode até ser a terra de origem do homem branco. Mas a Eurocopa, principal competição entre seleções do Velho Continente, terá uma decisão dominada por negros.

Por Rafael Reis Do Blog do Rafael Reis

Se mantidas as escalações utilizadas nas semifinais (ou mesmo em caso de substituições que não sejam surpreendentes), a final entre França e Portugal, no domingo, deve ter 12 titulares de origem negra em campo.

Nunca na história da competição, uma decisão reuniu tantos jogadores de pele escura. O recorde atual pertence à final de 2000, quando os franceses escalaram quatro negros contra a Itália (Thuram, Desailly, Vieira e Henry).

A inédita final com maioria negra na Euro-2016 é um tapa na cara de um continente que, principalmente devido ao medo do terrorismo praticado por grupos como o Estado Islâmico, tem discutido o fechamento de portas para imigrantes e visto aumentar assustadoramente os índices de xenofobia em sua população.

Sete dos possíveis titulares que franceses e portugueses escalarão no domingo nasceram fora da Europa. Todos os outros negros são descendentes de famílias que migraram para o continente ao longo do século passado.

Pela França, o lateral esquerdo Patrice Evra nasceu no Senegal, o zagueiro Samuel Umtiti é de Camarões e o meia-atacante Dimitri Payet tem origem em Réunion, uma ilha no sudeste africano, próxima de Madagascar.

Já Portugal tem três possíveis titulares que vieram da África (o angolano William Carvalho, o cabo-verdiano Nani e Danilo, de Guiné-Bissau), além do brasileiro Pepe, zagueiro que é natural de Alagoas.

No total, 140 dos 552 jogadores inscritos na Euro possuem dupla cidadania e estariam aptos a jogar por pelo menos uma seleção diferente daquela que eles defendem.

A questão racial veio à tona na seleção francesa pouco antes do início da Euro, quando o atacante Karim Benzema, que é árabe e descende de família argelina, acusou o técnico Didier Deschamps de não convocá-lo para a competição em casa por pressão de grupos nacionalistas de extrema-direita.

Oficialmente, o centroavante do Real Madrid foi afastado da seleção por uma suposta tentativa de extorsão contra o meia Mathieu Valbuena _teria chantageado o companheiro para não divulgar um vídeo de conteúdo sexual envolvendo o jogador.

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Internado na terça-feira, Pelé recebe alta após cirurgia no quadril

A operação impediu que ele viajasse para Nova Jersey...

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

para lembrar

O homem que aos 6 anos era um soldado-criança e hoje é um dos australianos do ano

Uma criança australiana aos seis anos de idade está...

Morre herói da independência da Namíbia e companheiro de prisão de Mandela

Companheiros de resistência e organizações da sociedade civil rendem...

Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte, em São Paulo

Toguna – Narrativas Afro-brasileiras na Biblioteca Paulo Duarte,...
spot_imgspot_img

Aos ‘parças’, tudo

Daniel Alves da Silva, 40 anos, 126 partidas pela Seleção Brasileira, 42 títulos, duas vezes campeão da Copa América e da Copa das Confederações,...

Mbappé comunica ao PSG que vai sair do clube ao fim do contrato

Mbappé comunicou à diretoria do Paris Saint-Germain que vai deixar o clube ao fim do contrato, o qual se encerra em junho. A informação foi dada...

Costa do Marfim venceu o CAN 2024

Já é conhecido o vencedor da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações de futebol: a Costa do Marfim. Primeira parte: vantagem Nigéria A selecção nigeriana, que tinha...
-+=