Pelo fim do racismo e da intolerância

Um dos eventos mais traumáticos e doloridos da história do Brasil é, sem dúvida, a escravidão.  Durante três séculos, o Brasil foi um país escravocrata e destino de milhões de negros africanos capturados em suas cidades e trazidos à força para trabalhar na agricultura.

por Marcos da Costa, advogado e Presidente da OAB SP

No Brasil, último país das Américas a libertar os escravos, em 1888, nunca foi possível determinar com exatidão o número de africanos que vieram como escravos, mas estimativas apontam que, entre 1701 e 1810, mais de 1,8 milhão de negros foram escravizados no País.

Nós, brasileiros, não podemos nos esquecer dessa página triste da nossa história e da luta contra o racismo e todo tipo de opressão, que é lembrado no dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, simbolizando a resistência do guerreiro Zumbi no Quilombo de Palmares.

Nesse dia em que celebramos Zumbi dos Palmares, a liberdade e a luta contra o racismo, devemos reforçar que todas as formas de escravidão precisam ser derrotadas. E elas têm muitas formas, seja do racismo, da discriminação, do salário menor pago aos negros, principalmente às mulheres negras, da falta de acesso à escola até a exclusão social.

Medida significativa foi tomada pela Comissão Externa de Combate ao Racismo, que aprovou no relatório final propositura para aumentar a pena para o crime de injúria racial, de 2 a 5 anos de reclusão, modificando o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

Pela proposta, a alteração também será aplicada nos casos de a injúria atingir a etnia, a religião, origem, a idade da vítima ou no caso de deficientes físicos e a ação da injúria será incondicionada, ou seja, ela independe da vontade da vítima, bastando a ação do Ministério Público.

O racismo é crime inafiançável e imprescritível e estamos próximos de assistir uma mudança significativa na visão histórica da participação do negro na sociedade brasileira, com a aprovação da criação da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil no âmbito da OAB Nacional e a designação de novembro como o Mês da Consciência Negra para a Advocacia, e ainda a sugestão para que o Governo Federal crie uma comissão, nos moldes da Comissão Nacional da Verdade, para investigar os crimes cometidos praticados por preconceito racial.

Já o PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar) informa que 13% dos negros com idade a partir de 15 anos são analfabetos enquanto a população do País, que não sabe ler nem escrever chega a 10%%. Esses dados demonstram como a escravidão e o racismo influenciaram na formação dos negros, que tiveram seus direitos usurpados por séculos de aviltamento.

+ sobre o tema

Rede social para negros quer dar visibilidade a políticos e empreendedores

A Black & Black, uma rede social brasileira indicada...

Exposição na Casa França Brasil conta a história do negro no Rio

Mostra reúne 500 peças, como bronzes do Benin, máscaras...

Quilombolas entrarão na justiça por danos morais

Federação Nacional de Associações Quilombolas (FENAQ) entrará com uma...

para lembrar

Único relato autobiográfico de um ex-escravo no Brasil será traduzido

Obra sobre escravidão está em vias de ser traduzida...

A verdadeira face da Lei Áurea

Por: Jorge Luís Rodrigues dos Santos "A Lei Áurea, assinada...

África: Um Continente sem História? por Emir Sader

Os atravessamentos políticos e sociais na África, que levam...

Caminhada relembra a Insurreição de São José do Queimado

Percurso de 18 Km, na Serra, refaz o caminho...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Gibi, 85 anos: a história da revista de nome racista que se transformou em sinônimo de HQ no Brasil

Um dicionário de português brasileiro hoje certamente trará a definição de gibi como “nome dado às revistas em quadrinhos” — ou algo parecido com isso....

Estudante negra de escola pública ganha prêmio com pesquisa que apontou racismo em dicionários: ‘racismo enraizado na fala’

Uma aluna do Ensino Médio do Instituto Federal São Paulo, de Bragança Paulista (IFSP), conquistou medalha de ouro após apresentar uma pesquisa sobre racismo, durante a...
-+=