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    Camila Moura de Carvalho: Por que o feminismo negro?

    Djamila Ribeiro – Filósofa e Escritora “Não é preciso ser negro para se engajar na luta antirracista” (Foto: Victor Affaro)

    Mulheres de Sucesso: Forbes destaca 20 nomes em 2021

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

    A importância da proteção de defensores e defensoras de direitos humanos 

    Ilustração/ Thaddeus Coates

    Quando eu descobri a negritude

    Bianca Santana - Foto: João Benz

    Queremos uma presidenta em 2022!

     A24 Studios/Reprodução

    O Homem Negro Vida

    A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala prepara seu discurso após ser nomeada, em sua casa de Potomac, Maryland. (Foto: ERIC BARADAT / AFP)

    A nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala será a primeira mulher africana a dirigir a OMC

    (Foto: Divulgação/ Editora ContraCorrente) 

    Por ela, por elas, por nós

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    Alisamento, corte químico, tranças e turbantes: Do processo racista ao coroamento estético-racial

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      Alice Hasters (Foto: Tereza Mundilová/ @terezamundilova)

      Alice Hasters – Por que os brancos gostam de ser iguais

      Geledés

      Família diz que menino morto no Rio foi retirado da porta de casa pela PM

      Foto: Diêgo Holanda/G1

      Perigo: ele nasceu preto

      Foto: Ari Melo/ TV Gazeta

      Moradores carregam corpos e relatam danos psicológicos após ações da PM na Baixada Fluminense

      Keeanga-Yamahtta Taylor (© Don Usner)

      O que o Black Lives Matter diz ao mundo e ao Brasil

      83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros

      Ilustração/ Thaddeus Coates

      Quando eu descobri a negritude

      Foto: @Artsy Solomon/ Nappy

      O vírus da liquidez

      Para o professor Muniz Sodré, a insensibilidade social alimenta a indiferença pelos negros (Foto: Léo Ramos Chaves/Revista Pesquisa Fapesp)

      “O negro é um cidadão invisível. Quando ele aparece, a violência aparece também”

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      Bandeira do orgulho trans hasteada em São Francisco, nos Estados Unidos. Foto: Flickr (CC)/torbakhopper

      Brasil segue no topo de ranking de assassinatos de pessoas trans no mundo

      Maíra Vida: Advogada, Professora, Conselheira Estadual da OAB BA e Presidenta da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa (Foto: Angelino de Jesus)

      Do crente ao ateu, não faltam explicações para o racismo religioso no Brasil

      Foto: Deldebbio

      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

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        Chiquinha Gonzaga aos 47 anos, em 1984 (Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Edinha Diniz/Ciquinha Gonzaga)

        Negritude de Chiquinha Gonzaga ganha acento em exposição em São Paulo

        Edusa Chidecasse (Foto: Reprodução/ @tekniqa.studios)

        Websérie Bantus entrevista atriz angolana

        Itamar Assumpção/Caio Guatalli

        Itamar Assumpção para crianças

        Lula Rocha, expoente do movimento negro do Espírito Santo - Arquivo pessoal

        Morte: Agregador, articulou cultura e educação no movimento negro

        Chiquinha Gonzaga  Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Edinha Diniz/Divulgação

        Itaú Cultural abre a série Ocupação em 2021 com mostra dedicada à maestrina Chiquinha Gonzaga

        Vacinação contra a Covid-19 dos Quilombolas da comunidade Sucurijuquara, região isolada do Distrito de Mosqueiro, no Pará (Foto: FramePhoto / Agência O Globo)

        Covid-19: maioria da população, negros foram menos vacinados até agora

        Osaka comemora título do Austraçlian Open após vitória contra Brady (Foto: ASANKA BRENDON RATNAYAKE / REUTERS)

        Osaka conquista Australian Open e chega ao 4º título de Grand Slam

        Viviane Ferreira (Foto: Imagem retirada do site Glamurama)

        Cineasta Viviane Ferreira será a nova diretora-presidente da SPCINE

        Steve Granitz/WireImage

        Regina King interpretará a primeira congressista negra dos Estados Unidos

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              Performance Racista em show circense na Fundição Progresso

              11/03/2016
              em Casos de Racismo
              Tempo de leitura: 5 min.

              Na última quinta-feira, 10 de março, durante a primeira edição do Noites de Parangolé de 2016, em show circense realizado pela companhia Teatro de Anônimo na Fundição Progresso, a atriz branca Paula Preiss, da companhia Circo da Silva, realizou uma performance utilizando Black Face (http://bit.ly/1YEuHrq) – técnica teatral racista onde o ator ou atriz pinta a cara com tinta preta e utiliza estereótipos negativos associados a população negra com a intenção de “entreter” seu público.

              Por Bruno F. Duarte Enviado para o Portal Geledés

              Poderia parar aí e exigir uma mínima reflexão da artista e da produção do evento para que uma técnica tão rasa e discriminatória seja utilizada ainda hoje, na cidade do Rio de Janeiro, ou em qualquer lugar do Brasil – país que tem mais da metade de sua população autodeclarada negra. Mas é importante falar sobre isso.

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              Nos últimos meses, o black face foi criticado várias vezes nas redes sociais ou na imprensa, inclusive quando a ação é realizada por negros com pele menos pigmentada – como no caso da atriz Zoe Saldana interpretando a cantora Nina Simone em sua mais recente biografia audiovisual (links abaixo), não é possível que artistas minimamente comprometidos com seu trabalho – em qualquer linguagem – não tenham se confrontado com essa questão ainda hoje no país. Se isso não aconteceu ainda, creio que existem pelo menos três questões: (1) As escolas de formação artística não abordam a diversidade da cultura e da sociedade brasileiras em seus currículos ou o fazem reproduzindo opressões; (2) profissionais estão apresentando seus trabalhos fora dos espaços culturais frequentados por aqueles que compõe a maioria da população; ou (3) artistas escolhem conscientemente estar fora dessa discussão e consequentemente a continuar reproduzindo narrativas opressoras.

              Procurei João Carlos Artigos, artista circense e um dos fundadores do Teatro de Anônimo, o único negro a se apresentar nesta noite, logo após o número. Falei sobre o constrangimento e pontuei o mote racista daquela apresentação. Não deu tempo de exigir que houvesse uma retratação antes do fim do espetáculo, Artigos logo se dirigiu ao camarim para continuar sua apresentação, mas afirmou conhecer a técnica do black face, e partiu ao me informar que a artista era de outra companhia – Circo da Silva. Foi a primeira vez que assisti ao Noites de Parangolé (http://bit.ly/1TQR3at

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              ). Não posso opinar sobre o histórico das apresentações, que acontecem desde 2008, mas considero lamentável a apresentação de um número como esse num espaço de pesquisa, formação e qualificação de profissionais das artes cênicas, como o projeto se apresenta.
              Paula ainda retornou duas vezes ao palco junto com outros artistas que se apresentaram na noite para – pasmem – passar o chapéu. Utilizar-se da imagem que serve para discriminar toda uma população com índices de vulnerabilidade dos mais altos no país para fazer sua arte e tentar ganhar algum dinheiro com isso é, no mínimo, vergonhoso. Via-se que ela – ainda nos trajes do personagem, com a mesma cara preta – insinuava roubar bolsas do público, além de distribuir camisinhas logo após acariciá-las sobre um volume em sua calça, que representava, óbvio, um pênis de tamanho descomunal. Seus dentes também estavam pintados de preto – sugerindo cáries ou a falta dos dentes.

              Para aqueles que numa primeira leitura minimizam a situação, explico. São justamente os estereótipos associados à população negra – como os reproduzidos pela atriz para uma plateia de mais de 300 pessoas– que lançam as bases para o senso comum acreditar que nós negros e negras somos naturalmente destinados à vadiagem e ao crime, são essas narrativas que hipersexualizam nossos corpos, são esses microdiscursos que transformam a exclusão de um grupo social do acesso pleno ao sistema de saúde em falta de cuidado pessoal e riso alheio.

               

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              São essas narrativas que constroem diariamente a ideia de que pessoas negras têm menos valor. De que a vida de negros e negras valem menos. E numa cidade como o Rio de Janeiro, num país como o Brasil – onde 77% dos jovens assassinados são negros – esse é o discurso hegemônico de origem escravocrata. Esse é o discurso e o imaginário de uma população que assiste indiferente ao extermínio de um grupo social. Quando você ri de um ator ou atriz que faz black face, você ri de tudo isso. Quando um ator ou atriz faz black face, ele ou ela se posiciona ao lado do problema e não da solução.

              Como acreditava e vivenciava Nina Simone, “é o dever de um artista refletir o seu tempo”.

              [LINKS para artistas melhorarem]

              Artistas repudiam “black face” em peça (Djamila Riberio na Carta Capital)
              http://bit.ly/24UdYop

              No Brasil o melhor branco só consegue ser um bom sinhozinho (Eliane Brum sobre Black Face na peça “A Mulher do Trem”, da companhia Os Fofos Encenam, no El País.)
              http://bit.ly/1cX6qdD

              Para homenagear África, Baile da Vogue escolheu o racismo (Stephanie Ribeiro no Huffpost Brasil)
              http://bit.ly/1KPVCy2

              Black face no Pânico na TV: racismo, intolerância e xenofobia (Walmir Júnior no Jornal do Brasil)
              http://bit.ly/1TQRykK

              Zoe Saldana é a mulher mais criticada de Hollywood? (El País)
              http://bit.ly/1P37bNu

              Filha de Nina Simone defende Zoa Saldana, que interpreta a artista em filme (UOL)
              http://bit.ly/1LfPuQ7

               

              Tags: casos de racismoRacismo
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              • Para fechar fevereiro, a coluna Nossas Histórias vem com a assinatura da historiadora Bethania Pereira, que nos convida a pensar sobre as camadas de negação da história do Haiti. Confira um trecho do artigo do artigo"O Pioneirismo haitiano nas lutas pela liberdade no Atlântico"."A partir de 1824, o presidente Jean-Pierre Boyer passou a oferecer terras e cidadania para os imigrantes exclusivamente negros, vindos dos Estados Unidos. Ao chegar no Haiti, as pessoas teriam acesso a um lote de terra, ferramentas e, após um ano, receberiam a cidadania haitiana. A fim de fazer seu projeto reconhecido, Boyer enviou Jonathas Granville como seu representante oficial para os Estados Unidos. Lá, Granville pode se reunir com afro-americanos de diferentes locais mas, aparentemente, foi na cidade de Baltimore, onde ele participou de reuniões na African Methodist Episcopal Church – Bethel [Igreja Metodista Episcopal Africana] e pode se encontrar com homens e mulheres negros e negras. Acesse o material na íntegra em: A Coluna Nossas Histórias é parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs, o Geledés e o Acervo Cultune #Haiti #Liberdade #Direitos #SéculoXIX #HistoriadorasNegras #NossasHistórias.
              • #Repost @naosomosalvo • • • • • • A @camaradeputados, o @senadofederal e o @supremotribunalfederal precisam frear a política armamentista da Presidência da República, que coloca em risco nossa segurança e nossa democracia. 72% da população brasileira é contrária à proposta do governo de que é preciso armar a população: precisamos unir nossas forças e vozes contra esses retrocessos! Pressione agora: www.naosomosalvo.com.br As armas que a gente precisa são as que não matam.
              • No próximo sábado, dia 27 de fevereiro, às 17h, as Promotoras Legais Populares- PLPs, realizam uma live para falar sobre ações e desafios durante a pandemia, no canal do YouTube de Geledés Instituto da Mulher Negra.
              • Abdias Nascimento, por Sueli Carneiro “Sempre que penso em Abdias Nascimento o sentimento que me toma é de gratidão aos nossos deuses por sua longa vida e extraordinária história fonte de inspiração de todas as nossas lutas e emblema de nossa força e dignidade. A história política e a reflexão de Abdias Nascimento se inserem no patrimônio político-cultural pan-africanista, repleto de contribuições para a compreensão e superação dos fatores que vêm historicamente subjugando os povos africanos e sua diáspora. Abdias Nascimento é a grande expressão brasileira dessa tradição, que inclui líderes e pensadores da estatura de Marcus Garvey, Aimé Cesaire, Franz Fannon, Cheikh Anta Diop, Léopold Sedar Senghor, Patrice Lumumba, Kwame Nkruman, Amílcar Cabral, Agostinho Neto, Steve Biko, Angela Davis, Martin Luther King, Malcom X, entre muitos outros. A atualidade e a justeza das análises e das posições defendidas por Abdias Nascimento ao longo de sua vida se manifestam contemporaneamente entre outros exemplo, nos resultados da III Conferência Mundial Contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, ocorrida em setembro de 2001, em Durban, África do Sul, que parecem inspiradas em seu livro O Genocídio do Negro Brasileiro (1978) e em suas incontáveis proposições parlamentares.Aprendemos com ele tudo de essencial que há por saber sobre a questão racial no Brasil: a identificar o genocídio do negro, as manhas dos poderes para impedir a escuta de vozes insurgentes; a nos ver como pertencentes a uma comunidade de destino, produtores e herdeiros de um patrimônio cultural construído nos embates da diáspora negra com a supremacia branca em toda parte. Qualquer tema que esteja na agenda nacional sobre a problemática racial no presente já esteve em sua agenda política há décadas atrás, nada lhe escapou. Mas sobretudo o que devemos a ele é a conquista de um pensar negro: uma perspectiva política afrocentrada para o desvelamento e enfrentamento dos desafios para a efetivação de uma cidadania afrodescendente no Brasil, o seu mais generoso legado à nossa luta.” 📷Romulo Arruda
              • #Repost @brazilfound • • • • • • InstaLive Junte-se a nós para uma conversa com Januário Garcia, ícone da história do movimento negro no Brasil, enquanto celebramos o mês da história negra (Black History Month).⁠ ⁠ 📆: Terça-feira, 23 de fevereiro ⁠ ⏱: 18 hs horário de Brasília⁠ 📍: Instagram da BrazilFoundation (@brazilfound)⁠ ⁠ Fotógrafo brasileiro, Januário Garcia há mais de 40 anos vem documentando os aspectos social, político, cultural e econômico das populações negras do Brasil. Formado em Comunicação Visual, passou por prestigiados jornais e grandes agências de publicidade do Rio de Janeiro e é autor das fotos de álbuns icônicos de artistas consagrados. ⁠ ⁠ Januário participa de importantes espaços de memória, arte e cultura do povo negro; é co-fundador do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras, é membro do Conselho Memorial Zumbi e, atualmente, Presidente do Instituto Januário Garcia, um Centro de Memória Contemporâneo de Matrizes Africanas.⁠ ⁠ *⁠ #BrazilFoundation #mêsdahistórianegra #blackhistorymonth #januáriogarcia #brasil @januariogarciaoficial
              • Hoje é o dia nacional de luta por um auxílio emergêncial de 600 reais até o fim da pandemia! Fortaleça em todas as redes: #AuxilioEmergencial600reais #AteOFimDaPandemia #VacinaParaTodesPeloSUS Acompanhe os atos: https://coalizaonegrapordireitos.org.br/ato-nacional-pelo-auxilio-emergencial/
              • "As estratégias de liberdade desempenhadas pelos escravizados tiveram muitas dinâmicas. Em algumas oportunidades, era a carta de alforria o recurso daqueles que buscavam conquistar a saída da escravidão." Leia o artigo do historiador Igor Fernandes de Alencar, para a coluna
              • "Os ares colonizatórios destroem nossos pulmões. A população negra no mundo vem sendo asfixiada desde o processo de escravidão que mortificou as almas e os corpos do povo negro para dar “vida” a um novo modo de existência que podem ser compreendidos como mutações coloniais." Leia o Guest Post de Francélio Ângelo de Oliveira em www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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