Perícia: PM de SP não poderá mais socorrer vítimas de confrontos

A partir desta terça-feira (8), os policiais militares de São Paulo não poderão mais socorrer vítimas de crimes ou pessoas envolvidas em confronto com a polícia. Medida da SSP (Secretaria da Segurança Pública), assinada pelo secretário Fernando Grella Vieira, ainda altera o termo “resistência seguida de morte” para “morte decorrente de intervenção policial”.

De acordo com a secretaria, a restrição do socorro tem o objetivo de garantir um atendimento especializado à vítima e preservar os locais de crime para a realização de perícia e investigações.

Além das mudanças no atendimento, a resolução altera o registro de ocorrências derivadas de confronto com a polícia. A partir de agora, os boletins de ocorrência não mais terão os termos “resistência seguida de morte” ou “auto de resistência”.

As ocorrências deverão ser registradas como “morte decorrente de intervenção policial” ou “lesão corporação decorrente de intervenção policial”.

Leia mais notícais de São Paulo

Novo procedimento

A partir de agora, em todos os casos que registrem feridos, os policiais que primeiro atenderem as ocorrências descritas deverão chamar uma equipe de resgate do SAMU, ou serviço local de emergência, para o socorro imediato da vítima.

Em seguida, comunicar o seu centro de comunicações, no caso da Polícia Militar, o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), e no da Polícia Civil, o Cepol (Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil).

Fonte: R7

 

+ sobre o tema

Crueldade e impunidade marcam crimes de policiais

Perseguidas pelos matadores, famílias sofrem com falta de apoio...

ROSA DE LIMA analisa livro de ABDIAS NASCIMENTO, Genocidio do Negro

O racismo nunca saiu da pauta nacional e o...

Âncora da CNN critica produto da Bombril: ‘Pesquisem racismo estrutural’

Depois de a Bombril ser acusada de racismo nas...

para lembrar

O nascimento do Sujeito Negro

Desde que eu posso me lembrar, sempre fui acompanhado...

A resposta da Miss Bélgica aos comentários racistas que recebeu após a coroação

Coroada Miss Bélgica no último dia 13 de janeiro,...

A chaga do racismo no Brasil

Por José Carlos Ruy O racismo é uma chaga,...
spot_imgspot_img

PM que arremessou homem de ponte na Zona Sul de SP é solto após Justiça conceder habeas corpus

A Justiça concedeu habeas corpus para o policial militar Luan Felipe Alves Pereira, preso por arremessar um jovem de 25 anos de uma ponte na Vila...

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...
-+=