Permanecendo no topo

Dois anos após ter deixado a Casa Branca, onde morou ocupando o posto de primeira-dama ao lado do marido, Michelle Obama escreveu Becoming, um relato de suas memórias. No Brasil, o livro saiu com o título Minha história.

Quem ainda não o leu, terá a chance de conhecer uma espécie de prévia no documentário homônimo, que acaba de estrear na Netflix. Produzido pela Higher Ground, novo projeto do casal Obama que levou um Oscar com Indústria americana, o longa acompanha Michelle por 34 estados americanos, na turnê de lançamento do livro.

A empreitada mobilizou uma estrutura grandiosa. Os encontros com o público foram realizados em ginásios diante de uma plateia em êxtase, com Michelle sendo entrevistada por personalidades previamente escolhidas, como Oprah Winfrey. Tudo bem roteirizado, com o tratamento dado a uma celebridade.

Sob o olhar privilegiado da câmera de Nadia Hallgren, seguimos a ex-primeira-dama e sua entourage formada por secretária, estilista, segurança e outros profissionais que a acompanham desde longa data.

A transformação que sofreu – bem sintetizada no título original Becoming -, a partir da longínqua infância em Chicago até atingir o topo ao lado de Barack Obama, vai sendo lentamente apresentada. A personalidade decidida, indissociável de seu porte elegante, remete ao seio de uma boa estrutura familiar. A mãe, Marian Shields Robinson, é uma personagem constante no filme.

O ápice representado pela chegada à Casa Branca foi o grande turning point de sua vida. “Foi como se nos lançassem por um canhão, não tivemos tempo de nos ajustar”, diz Michelle.

O roteiro de Nadia Hallgren intercala as cerimônias de autógrafo, e as apresentações super concorridas, com a nova rotina de Michelle, em reuniões e contatos de fundo motivacional com jovens afrodescendentes e imigrantes, com os quais ela divide sua incrível experiência.

Os anos vividos em Princeton e Harvard são por ela relembrados com ênfase no que representou o rompimento das barreiras raciais e desmistificação de conceitos arraigados de mérito e imagens pré-estabelecidas. Michelle se impôs pelo talento e descobriu que os que lá se encontravam “não eram tão inteligentes assim”.

Essa desconstrução dos mitos americanos operando na manutenção do racismo é um dos aspectos vibrantes do documentário. Obviamente, o tom não poderia deixar de ser político. Michelle desceu do topo, mas segue com seu engajamento. Numa cena divertida, Sasha, a filha mais velha, numa rápida aparição, observa: “Não mudou nada. O que são aquelas multidões lá fora?”, referindo-se a mais um evento de divulgação do livro.

O marido Barack, afora as cenas já históricas da campanha e posse, tem participação discreta, bem como as duas filhas do casal. A visita de Michelle à casa da infância, ao sul de Chicago, acompanhada da mãe e do irmão, materializa o local onde tudo começou. Na sua linhagem familiar está incrustada toda a tragédia do racismo americano. A avó do seu avô foi escrava por dívida.

Michelle Obama acreditou em seus sonhos e os tornou realidade. É uma bela e inspiradora história que tem alimentado outros sonhos. “Vou continuar falando até ficar velhinha”, disse. Estaremos sempre prontos para ouvi-la.

Leia também: 

Michelle Obama estrela documentário na Netflix

Michelle Obama: ‘Muitos dos homens que estão em posições de liderança não merecem estar

Viola Davis vai interpretar Michelle Obama em ‘First ladies’, série sobre primeiras-damas

FIQUE EM CASA

 

+ sobre o tema

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

Entristecemos

A recessão nos tirou festa e regalos e nos...

para lembrar

16 escritores refletem sobre o significado mágico de Michelle Obama

Em seu prefácio a The Meaning of Michelle (O...

Documentário sobre a vida de Nina Simone chegará ao Brasil via Netflix

What Happened, Miss Simone?" estará disponível em junho Por Paula M....
spot_imgspot_img

Vini Jr. ganha documentário sobre a sua vida na Netflix, com estreia para 2025

Vini Jr. vai ganhar um documentário na Netflix. A empresa anunciou nesta terça-feira (13) a produção do filme, que está previsto para estrear em 2025 no...

Racionais MC´s, gratidão!

Revolucionários Negros não caem do céu. Somos gerados por nossas condições. Moldados por nossa opressão. Estamos sendo fabricados em massa nas ruas. −Assata Shakur Quando fiquei...

Documentário dos Racionais MC’s ganha trailer e data de estreia na Netflix

A Netflix divulgou data de estreia oficial do documentário dos Racionais MC's. O filme chega ao streaming ainda em 2022, em 16 de novembro. Na última segunda,...
-+=