Pernambucana é vítima de comentários racistas em rede social

Internauta de São Paulo compartilhou foto dela com comentário ofensivo.
Jovem registrou ocorrência e busca fazer denúncia no Ministério Público.

Do G1 

A gestora ambiental pernambucana Dandara Marques fez um boletim de ocorrência contra um internauta paulista na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco, na segunda-feira (14). O motivo do registro foi um caso de racismo nas redes sociais, durante o fim de semana, quando o rapaz compartilhou uma foto da jovem com comentários racistas.

Na postagem, o suspeito disse “Me dê uma caixa de fósforos que faço progressiva nessa infeliz”, se referindo aos cabelos da pernambucana, que é negra. Segundo a vítima, as palavras foram ‘fortes’. “Eu sempre passei por isso, mas não de uma forma tão explícita assim. Ele me colocou numa situação muito aberta, numa rede social, todo mundo teve acesso a isso”, comentou.

dandara-borrado
Postagem racista se referia ao cabelo da jovem (Foto: Reprodução/ Facebook)

A foto foi originalmente postada numa página de beleza negra, na sexta-feira (11). No dia seguinte, o homem compartilhou a imagem com o comentário ofensivo. Tanto a publicação quanto o perfil dele foram retirados do ar e não estão mais disponíveis na rede social. “As pessoas ficaram comentando que o que ele estava fazendo era errado, e eu tenho as imagens dos comentários. Ele excluiu o perfil”, comentou a jovem.

Dandara também procurou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para fazer uma denúncia sobre o caso. Segundo ela, o caso será burocrático por se tratar de uma pessoa que mora em outro estado, mas ainda nesta terça (15) haverá uma reunião com o promotor para dar encaminhamento à denúncia. “A minha ideia é dar continuidade. Eu senti muita força. Estou representando todos os negros e negras e agora eu preciso agir”, comentou.

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá, do Recife, do qual Dandara é dançarina, se posicionou sobre o caso através de uma nota publicada na rede social. “Dandara integra o corpo de dança do nosso afoxé. Milita conosco, cresceu conosco e vem, há muitos anos, construindo uma identidade capaz de lutar contra atitudes como a deste rapaz. E ela não está sozinha”, diz o comunicado.

A nota pontua ainda que “nosso afoxé vem lutando, aliado a tantos outros parceiros e parceiras, para que a educação, a arte, a comunicação — e tantos outros meios e recursos — sejam dispositivos suficientes e eficazes para instalarmos uma sociedade que realmente saiba viver com as diferenças”. O grupo destacou ainda a lei antirracismo e crimes previstos no Código Penal, como injúria e difamação.

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Negros denunciam preconceito, sobretudo na periferia, com hashtag #NaFortalezaRacista

Campanha reúne relatos de quem vivenciou o racismo na...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Marine Le Pen foi a comício anti-racismo

  Foi a uma manifestação contra o racismo, mas fez...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=