Pernambucana é vítima de comentários racistas em rede social

Internauta de São Paulo compartilhou foto dela com comentário ofensivo.
Jovem registrou ocorrência e busca fazer denúncia no Ministério Público.

Do G1 

A gestora ambiental pernambucana Dandara Marques fez um boletim de ocorrência contra um internauta paulista na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos de Pernambuco, na segunda-feira (14). O motivo do registro foi um caso de racismo nas redes sociais, durante o fim de semana, quando o rapaz compartilhou uma foto da jovem com comentários racistas.

Na postagem, o suspeito disse “Me dê uma caixa de fósforos que faço progressiva nessa infeliz”, se referindo aos cabelos da pernambucana, que é negra. Segundo a vítima, as palavras foram ‘fortes’. “Eu sempre passei por isso, mas não de uma forma tão explícita assim. Ele me colocou numa situação muito aberta, numa rede social, todo mundo teve acesso a isso”, comentou.

dandara-borrado
Postagem racista se referia ao cabelo da jovem (Foto: Reprodução/ Facebook)

A foto foi originalmente postada numa página de beleza negra, na sexta-feira (11). No dia seguinte, o homem compartilhou a imagem com o comentário ofensivo. Tanto a publicação quanto o perfil dele foram retirados do ar e não estão mais disponíveis na rede social. “As pessoas ficaram comentando que o que ele estava fazendo era errado, e eu tenho as imagens dos comentários. Ele excluiu o perfil”, comentou a jovem.

Dandara também procurou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para fazer uma denúncia sobre o caso. Segundo ela, o caso será burocrático por se tratar de uma pessoa que mora em outro estado, mas ainda nesta terça (15) haverá uma reunião com o promotor para dar encaminhamento à denúncia. “A minha ideia é dar continuidade. Eu senti muita força. Estou representando todos os negros e negras e agora eu preciso agir”, comentou.

O Afoxé Omô Nilê Ogunjá, do Recife, do qual Dandara é dançarina, se posicionou sobre o caso através de uma nota publicada na rede social. “Dandara integra o corpo de dança do nosso afoxé. Milita conosco, cresceu conosco e vem, há muitos anos, construindo uma identidade capaz de lutar contra atitudes como a deste rapaz. E ela não está sozinha”, diz o comunicado.

A nota pontua ainda que “nosso afoxé vem lutando, aliado a tantos outros parceiros e parceiras, para que a educação, a arte, a comunicação — e tantos outros meios e recursos — sejam dispositivos suficientes e eficazes para instalarmos uma sociedade que realmente saiba viver com as diferenças”. O grupo destacou ainda a lei antirracismo e crimes previstos no Código Penal, como injúria e difamação.

+ sobre o tema

Geledés participa de evento paralelo em fórum da Unesco

Geledés - Instituto da Mulher Negra participou de evento paralelo do...

Burnout, abuso de drogas e tentativa de suicídio entram em lista de doenças relacionadas ao trabalho

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) uma atualização da...

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie...

Fuvest 2024: confira as notas de corte da 1ª fase do vestibular

As notas de corte da 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest foram...

para lembrar

Em novo livro, autora questiona noção de ‘sororidade’ dentro do feminismo

Quem procurar por “dororidade” no dicionário não encontrará nenhuma...

Racismo desumaniza mortes de negros no Brasil, diz ministra

Ministra da Seppir, Luiza Bairros, diz que sociedade não...

A “nêga” falando do “O sexo e as negas”

Dra Ludimila Cruz sobre a série "Sexo e as...

Pra 2018 começar

Milhares de pessoas se dirigem às águas, evocando paz...
spot_imgspot_img

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...

MP-BA oferece denúncia contra cinco homens por envolvimento na morte de Mãe Bernadete

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou cinco homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Bernadete Pacífico. A informação foi divulgada pelo órgão nesta quinta-feira...

Xenia França vence Grammy Latino 2023 por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa

A cantora baiana Xenia França venceu o Grammy Latino 2023, por melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa com "Em Nome da Estrela". A...
-+=