Pesquisa mostra que empresas lideradas por negros sofrem mais na pandemia

Uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que as dificuldades enfrentadas pelos empreendimentos do país, durante a pandemia, são maiores quando as empresas são lideradas por negros.

Levando em consideração a redução do faturamento mensal nesse período de enfrentamento ao novo coronavírus, a diferença é de 2%. Entre os negros, a diminuição representou 81% dos negócios contra 79% do índice geral.

Quando a questão é a possibilidade de crédito essa disparidade fica ainda maior. Entre os empreendedores negros, 33% dos que pediram empréstimo conseguiram. Na média geral o índice de sucesso foi de 39%.

A pesquisa também revelou um desequilíbrio quanto ao nível de inadimplência. Os empreendedores negros representam 40% e o conjunto dos empresários 34%.
Os efeitos claros da pandemia podem ser confirmados, também, no Centro do Rio, pólo comercial da cidade. Muitas portas fechadas e ruas sem grande movimentação. Um cenário atípico para a região.

A Fecomércio RJ (Federação do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro) fez, então, um levantamento para entender a situação e percebeu que a dificuldade para manter o negócio de pé atinge tanto os estabelecimentos mais tradicionais como os mais novos.

De acordo com o documento, produzido em janeiro deste ano, 83% dos empresários do Centro apontaram piora na demanda por produtos e serviços.

Nas comunidades o cenário não é diferente. A Central Única das Favelas (CUFA) afirma que 75% dos empreendedores das comunidades pelo Brasil tiveram que fechar as portas.

+ sobre o tema

para lembrar

BlackRocks Startups e AWS confirmam colaboração para a segunda edição do Grow

Pelo segundo ano consecutivo, a Amazon Web Services trabalhará...

Os mapas da pandemia revelam as desigualdades na América Latina

O coronavírus está marcando com tinta indelével as fronteiras...
spot_imgspot_img

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...

Negros são 52% dos empreendedores brasileiros, diz Sebrae

Um estudo feito pelo Sebrae com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do terceiro trimestre de 2023 revelou que...

Saúde mental dos idosos ainda sofre os impactos da pandemia

Após anos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, torna-se evidente que os idosos estão entre os grupos mais afetados em termos de saúde mental. A melhoria das...
-+=