Pesquisa mostra que empresas lideradas por negros sofrem mais na pandemia

Uma pesquisa feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que as dificuldades enfrentadas pelos empreendimentos do país, durante a pandemia, são maiores quando as empresas são lideradas por negros.

Levando em consideração a redução do faturamento mensal nesse período de enfrentamento ao novo coronavírus, a diferença é de 2%. Entre os negros, a diminuição representou 81% dos negócios contra 79% do índice geral.

Quando a questão é a possibilidade de crédito essa disparidade fica ainda maior. Entre os empreendedores negros, 33% dos que pediram empréstimo conseguiram. Na média geral o índice de sucesso foi de 39%.

A pesquisa também revelou um desequilíbrio quanto ao nível de inadimplência. Os empreendedores negros representam 40% e o conjunto dos empresários 34%.
Os efeitos claros da pandemia podem ser confirmados, também, no Centro do Rio, pólo comercial da cidade. Muitas portas fechadas e ruas sem grande movimentação. Um cenário atípico para a região.

A Fecomércio RJ (Federação do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro) fez, então, um levantamento para entender a situação e percebeu que a dificuldade para manter o negócio de pé atinge tanto os estabelecimentos mais tradicionais como os mais novos.

De acordo com o documento, produzido em janeiro deste ano, 83% dos empresários do Centro apontaram piora na demanda por produtos e serviços.

Nas comunidades o cenário não é diferente. A Central Única das Favelas (CUFA) afirma que 75% dos empreendedores das comunidades pelo Brasil tiveram que fechar as portas.

+ sobre o tema

Racismo, racismo

    Nesta quinta-feira, 4, ao entrar no...

A que passo avançam as políticas de saúde negra

Especialmente após o surgimento da Política Nacional de Saúde...

Necropolítica x Tecnologias ancestrais de produção de infinitos

Um amigo escreveu que durante a quarentena imposta pela...

Taís Araújo paga por fazer sucesso em “Mr. Brau” sem se fantasiar de branca. Por Cidinha da Silva

Às quartas-feiras, invariavelmente, a atriz Taís Araújo utiliza as...

para lembrar

Juíza manda prender cidadão negro e pobre por estar na calçada do fórum; veja vídeo

A juíza Yedda Christina Ching-san Filizzola, do Plantão Judiciário...

Deputados criticam criminalização do candomblé em debate na Câmara

A Câmara dos Deputados celebra, nesta terça-feira (21), o Dia...

O carnaval é de Elza

Ela guarda na própria trajetória a história das negras...

‘Prefiro que a loira me atenda’, diz cliente a atendente negra em restaurante

Após ser atendida pela funcionária branca e de cabelos...
spot_imgspot_img

UFSC reforma sistema de cotas após preencher só 8% das vagas afirmativas para professores

O Conselho Universitário da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou na terça-feira (11) um novo sistema para preencher as vagas reservadas para professores negros, indígenas...

Perfilamento racial, racismo algorítmico e direitos humanos

A Primeira Década Internacional de Afrodescendentes foi proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2015 a 2024....

Réus são condenados pela morte do congolês Moïse Kabagambe

O I Tribunal do Júri da Capital condenou, na noite desta sexta-feira, os dois réus pela morte do congolês Moïse Kabagambe, em 24 de...
-+=