O vírus do racismo

O Brasil ultrapassou 300 mil mortes por Covid-19, em meio ao colapso nos sistemas de saúde do país: hospitais públicos e privados lotados, filas para vagas em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e falta de insumos para atendimento a pacientes infectados.

A passos lentos, seguimos com a vacinação. No entanto, apesar de a primeira pessoa vacinada ter sido uma mulher negra, hoje, há cerca de duas pessoas brancas para cada pessoa negra vacinada – isso, em um país em que 54% da população é negra.

Os dados da doença no país indicam que a mortalidade — isto é, a quantidade de pessoas que morrem em relação a quem tem a doença — foi maior entre pessoas negras do que entre brancas: 92 óbitos a cada 100 mil habitantes negros, para 88 brancos, segundo pesquisa publicada pela Agência Pública.

As disparidades raciais nos resultados do país quanto à pandemia de Covid-19 são multifatoriais e podem ser explicadas em três pontos principais, de acordo com o Informativo Desigualdades Raciais e Covid-19.

Em primeiro lugar, a população negra está mais exposta à infecção da Covid-19, porque o distanciamento social é mais difícil de ser alcançado por indivíduos de menor renda, devido às condições de domicílio, de trabalho e de transporte. Ademais, as pessoas com menos escolaridade têm menos oportunidades de trabalhar remotamente.

Em segundo lugar, o nível socioeconômico mais baixo também está relacionado a uma carga maior de comorbidades que aumentam a letalidade da Covid-19, como hipertensão e diabetes. Em terceiro lugar, a letalidade é maior em populações com menos acesso a cuidados de saúde.

Todos sabemos: há um genocídio em curso no país. Por sinal, este termo ganhou espaço no vocabulário brasileiro graças ao Movimento Negro, que há anos vem apontado isso: genocídio não é um fenômeno, e sim, um projeto que tem raízes profundas na História do Brasil. Completamos 133 anos de uma suposta abolição, ainda em aberto. A população negra segue amargando com as consequências de um racismo estrutural e institucional com alto impacto no contexto atual.

Quando um grupo facilmente identificável por suas características étnico-raciais concentra múltiplos fatores de vulnerabilidade, não há coincidência, mas projeto. “Raça estrutura classe no Brasil”, ensinou Sueli Carneiro. Tenho reiterado inúmeras vezes que, nos territórios que receberam a diáspora negra, “raça-cor” não deve ser analisado como mero “recorte”, como uma série de fatores paralelos, e sim como fundamento determinantes para compreensão justa dos abismos sociais.

A política de extermínio da pandemia é mais uma parte do projeto direcionado a um povo que tem a morte como cotidiano, na mesma luta diária que já era a vida antes da pandemia. Se a Covid-19 desnuda ainda mais as feridas raciais que estruturam nossa sociedade, não será possível falar em “pós-pandemia” – mesmo quando o vírus estiver contido. Os dados do Brasil nesta pandemia só reforçam que, enquanto perdurar o racismo, também se manterão as desigualdades e a própria impossibilidade de uma verdadeira democracia.

*Erica Malunguinho é pernambucana, artista e educadora. Mestra em Estética e História da Arte, tornou-se a primeira deputada estadual trans eleita no Brasil, em 2018

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Jamais sofra calado. Negro!

Se você ficar calado sobre sua dor, eles o...

Repita Comigo: Racismo Reverso Não Existe

Uma das coisas mais comentadas nos últimos anos é...

Mulheres denunciam racismo em agência bancária na Barra e apontada como autora das ofensas é presa

Três mulheres registraram queixa na polícia afirmando terem sido...

Sobre futuros colecionáveis

Trabalho com tendências futuristas, tecnologia e inovação social. Muito...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=