Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos

Em um cenário de crise aguda, a educação continua sendo alvo de descaso, como mostra a retirada definida pelo governo federal de R$1,4 bilhão do MEC (Ministério da Educação). Foi a pasta que mais perdeu recursos.

Ao mesmo tempo, jovens de baixa renda —em sua maioria, negros— sofrem com a falta de equipamentos adequados e de apoio para estudarem. Esses problemas dificultam ainda mais a inserção da juventude negra e periférica no ambiente acadêmico.

Nesse cenário em que não há políticas públicas sendo pensadas é que surge uma iniciativa corajosa e potente do Fundo Baobá: o Programa Já É: Educação e Equidade Racial.

Em sua primeira edição, a iniciativa ofereceu a cem jovens negros, das periferias da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo, bolsas de estudo em um curso preparatório para o vestibular.

O programa, do qual fazemos parte, foi desenvolvido em parceria com Fundação City, Demarest Advogados e Amadi Technology, e ocorre no ano seguinte ao que teve a maior abstenção na história do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As taxas de não comparecimento variaram entre 55% e 72%, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

O Fundo Baobá também se comprometeu em disponibilizar notebooks, apoio psicopedagógico e benefícios de permanência —como auxílio-transporte e alimentação— para que os estudantes não desistam por conta das dificuldades estruturais.

Para aumentar a representatividade e narrar as histórias dos selecionados, a organização montou uma equipe de treze jovens jornalistas pretos e colaboradores do PerifaConnection.

O grupo foi composto por profissionais de favelas e regiões periféricas de São Paulo (Guaianases, São Miguel Paulista, Cidade Tiradentes, Grajaú, São Bernardo do Campo e Franco da Rocha), do Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Engenho Novo, Santa Tereza e Jacarezinho) e do bairro Casa Amarela, no Recife.

Contar a trajetória e a visão de futuro desses jovens foi um trabalho baseado em fé e dedicação. Acreditamos nas mudanças concretas que serão promovidas pelo projeto. O envolvimento com as vivências relatadas foi inevitável, pois as idades dos repórteres e as dos beneficiados são muito próximas. A equipe sentiu na pele a felicidade com as histórias de sucesso e de superação.

Os jovens do Já É são crias das periferias e sabem o significado do ingresso no ensino superior e de ocupar um ambiente que lhes foi negado historicamente.

Quando reconhecemos a luta ancestral e todo o caminho percorrido pelos que vieram antes de nós, a valorização do que acontece hoje é instantânea. Por esse motivo, é importante acreditar nesses jovens e dar subsídios a eles, como faz o Fundo Baobá, com a força e resistência que são símbolos da árvore que dá nome à organização.

Nesta seleção, temos mães, transexuais, cisgêneros, héteros, homossexuais, todos conscientes das próprias particularidades e capacidades que definem o seu lugar no mundo.

Alguns têm o sonho de empreender, outros desejam ser artistas e há os que querem ser funcionários públicos. Independente do caminho, todos têm o mesmo objetivo: entrar em uma universidade. E para isso muitos contam com o apoio familiar, algo que, no contexto periférico, chamou a atenção de toda a equipe.

Um programa como esse nos faz pensar: o que queremos para o futuro dos nossos jovens? Diante da situação crítica que o país enfrenta, em que a educação não é valorizada e o genocídio dos jovens negros é uma realidade, o Programa Já É vem com o objetivo de subverter fatos e garantir possibilidades de mudanças concretas.

O próprio nome é simbólico e certeiro: Já É. Já é possível a juventude avançar. Já é possível estar nos espaços que nós queremos.

É a partir de ações coletivas, em comunidade, que faremos um mundo melhor. Isso é a política que vai atrás, que pensa e potencializa trajetórias historicamente ignoradas.

Ouvindo as histórias de cada um desses jovens, conscientes do mundo onde vivem e cheios de gás para ir atrás dos sonhos, levamos como aprendizado que as relações humanas são interdependentes e que sempre precisaremos dos nossos para seguir.

Mônica Moreira
Jornalista em formação e moradora de Guaianases, bairro do extremo leste de São Paulo. Faz parte da equipe do programa Já É

Tâmara Santos
Jornalista formada pela FIAM-FAAM, atua como assessora de comunicação na área da saúde. Faz parte da equipe do programa Já É

Vitória Macedo
Estudante de jornalismo na PUC-SP, apaixonada por palavras e histórias. Escreve sobre entretenimento na revista Capricho e faz parte da equipe do programa Já É

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

Candidatos a professores em SP têm de apresentar exames caros

Testes médicos exigidos de 12 mil candidatos custam mais...

Enem: AGU recorre de decisão da Justiça sobre segunda prova

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta quinta-feira...

MEC divulga lista dos aprovados no Sisu

Com um dia de antecedência, o MEC (Ministério da...
spot_imgspot_img

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Romper o silêncio e assistir aos pais desmancharem-se em lágrimas de alegria diante de sílabas pronunciadas dos filhos. Na rotina da fonoaudióloga Luana Marques,...

73% dos jovens sem educação básica completa querem voltar a estudar, aponta levantamento

Dos mais de 9 milhões de jovens fora da escola que não concluíram a educação básica, cerca de 7 milhões ainda têm a intenção de retomar os...

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial ("Cotas sociais, não raciais") explicitando sua posição ideológica sobre as cotas raciais, negando os evidentes resultados...
-+=