Pesquisa nos EUA mostra que gerente branco cobra juros maiores de minorias raciais

Nos Estados Unidos, um gerente branco oferece um empréstimo imobiliário a um cliente também branco, e outro empréstimo imobiliário a um cliente negro (ou hispânico, asiático, ou de outra minoria racial). Ambos os clientes têm o mesmo perfil de crédito, ou seja, rendas e históricos de crédito parecidos. Um artigo que acabou de ser publicado na prestigiosa revista acadêmica The Review of Financial Studies mostra que o gerente branco cobra juros de 3% a 5% maiores do cliente pertencente a alguma minoria.

O banco de dados utilizado no artigo é inédito e traz informações sobre raça e etnia das duas partes envolvidas no empréstimo, o gerente e o tomador, em 300 mil negociações. Os autores, então, documentam a existência dessas diferenças nas taxas de juros, que têm toda a cara de discriminação.

Como dito no exemplo do primeiro parágrafo, eles mostram que quando o gerente é branco, ele cobra de negros, hispânicos e asiáticos juros mais altos do que os cobrados de clientes brancos. É importante salientar que os pares de clientes são sempre comparáveis em termos de um extenso conjunto de variáveis socioeconômicas. Ou seja, a diferença parece vir apenas de questões raciais.

Os autores também investigam se há diferenças nas taxas de juros cobradas por gerentes não brancos. Os resultados são heterogêneos. Gerentes hispânicos também cobram juros maiores de clientes hispânicos se comparados aos de clientes brancos. Gerentes negros, por sua vez, parecem não cobrar taxas de juros diferentes de clientes de grupos diferentes. Por último, gerentes asiáticos parecem favorecer clientes asiáticos.

Em todas essas comparações, os pesquisadores tomam o cuidado de utilizar um instrumental estatístico (chamado de “efeito fixo”) que permite comparar os empréstimos originados pelo mesmo gerente. Isso ajuda a dar maior credibilidade aos resultados.

Os fatos documentados pelo artigo são intrigantes e devem servir de insumo para discussões de políticas públicas e leis. Obviamente, a discriminação está presente em muitos aspectos do nosso dia a dia e tem impacto real nas oportunidades das pessoas. Documentar com rigor científico situações discriminatórias é muito importante. Quando vemos evidências escancaradas assim, o mal-estar é grande, e a chance de tomarmos uma atitude é maior.

 

Bruno Giovannetti
Professor da Escola de Economia da FGV, possui Ph.D. pela Columbia University e mestrado pela USP

 

+ sobre o tema

Dilma anuncia que conferência Rio+20 será adiada para 20 de junho

Evento sobre meio ambiente seria realizado no Rio de...

Estado policial

Talvez vários procuradores de justiça, juízes e delegados de...

O melhor de todos, Michael Jordan, entra para o Hall da Fama

Fonte: Estado de São Paulo - Michael Jordan, considerado por...

Conselho de Ética quer julgar Demóstenes antes do recesso

Por: Luciana Lima     Brasília – O processo de quebra de...

para lembrar

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos brasileiros negam o racismo

Carlos Moore: Brasil vive uma grande hipocrisia, os brancos...

Juíza culpa vítima e inocenta PMs acusados de matar africano

Keka Werneck A justiça de Mato Grosso absolveu os policiais...

Uma charge racista e os haitianos em São Paulo

Como professora (também) de Ensino Médio e Pré-Vestibular, volta...

Nossa cumplicidade dissimulada com o racismo

Como ficou claramente comprovado no episódio e nas repercussões...

Mãe denuncia que filha foi pisoteada e vítima de racismo em escola: “macaca”

Uma mãe de 43 anos de idade registrou um boletim de ocorrência no último dia 11 de março para denunciar ataques racistas feitos contra sua filha em uma...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...
-+=