Pesquisa revela que mulheres negras são as mais agredidas nas redes sociais

Os agressores são homens na faixa de 20 e 25 anos; vítimas têm entre 20 e 35 anos, nas profissões de médicas, jornalistas, advogadas e engenheiras

no Spbancarios

Montagem: Linton Publio

As mulheres negras correspondem a 81% das vítimas de discurso discriminatório nas redes sociais. É o que mostra a tese de doutorado defendida na Universidade de Southampton, na Inglaterra, pelo pesquisador brasileiro e PHD em Sociologia Luiz Valério Trindade.

Em sua pesquisa, ele revela também que 65% dos usuários que disseminam intolerância racial são homens na faixa de 20 e 25 anos> Já as vítimas têm entre 20 e 35 anos, nas profissões de médicas, jornalistas, advogadas e engenheiras.

Para chegar a esse resultado Luiz Valério analisou 109 páginas de Facebook e 16 mil perfis de usuários. O levantamento também incluiu 224 artigos jornalísticos que abordaram dezenas de casos de racismo nas redes sociais brasileiras entre 2012 e 2016.

“A partir do momento em que essas mulheres negras ascendem socialmente, adquirem maior escolaridade, elas se engajam em profissões de maior visibilidade e maior qualificação. Isso entra em choque com aquele modelo que diz que a mulher negra tem que estar associada ou engajada em atividades subservientes e de baixa qualificação”, afirmou o pesquisador.

Integrante do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato, a dirigente sindical Ana Marta diz que a mulher negra tem incomodado muito nos últimos anos por conta do empoderamento, e essa evidência tem sido alvo fácil para os agressores, o que não deveria acontecer.

“As mulheres negras precisam ser encorajadas a denunciar esses agressores, que, muitas vezes, usam as redes sociais para fazer os xingamentos. Uma pessoa que utiliza a tela do computador ou de um celular para disseminar seu ódio e seu preconceito precisa sofrer uma punição severa para que isso pare de acontecer. As pessoas não podem ficar agredindo as outras assim por nada. E as mulheres agredidas não podem deixar essas ofensas ficarem somente ali nas redes. É preciso ter coragem, sair do mundo virtual e fazer essas informações chegar a uma delegacia”, diz.

A dirigente ainda afirma que a mulher negra vem se posicionando cada vez mais perante o mercado de trabalho, procurando espaço, se valorizando e deixando em evidência a beleza afro, que, por muitos anos, ficou escondida como reflexo da época da escravidão.

“Hoje em dia a mulher negra se sente mais bonita. Com a autoestima elevada, ela sente-se capaz de entrar no mercado de trabalho e competir em vagas que antes eram de difícil aceso. Só o fato de poderem assumir sua identidade e o cabelo afro mostram o quanto a mulher é forte e não vai se abater perante essa sociedade machista e preconceituosa”, finaliza.

+ sobre o tema

para lembrar

SBT está sendo acusado de racismo

O SBT está sendo criticado por internautas após veicular...

Jovem preta é afastada de bebê após nascimento em maternidade de Florianópolis

Manifestantes fizeram um ato na tarde desta sexta-feira (30),...

Documento mostra casos de discriminação racial no futebol em 2017

Enfim foi publicado o Relatório Anual da Discriminação Racial...

Discriminação é comum, porém velada, dizem negras desempregadas

Para atendente, oportunidades de emprego são maiores para os...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=