Conceição Evaristo: “Os negros não estão presentes nos espaços representativos desta nação”

No próximo dia 30 de agosto, a Academia Brasileira de Letras escolherá mais um “imortal”. Fundada em 1897, tendo entre os seus criadores o negro Machado de Assis, a ABL só teve mais um negro depois disso, Domingos Proença Filho, membro atual da casa. A mineira Conceição Evaristo poderá ser a primeira escritora negra a vestir o fardão. Será que os homens brancos do colégio eleitoral farão, enfim, história?

por Juremir Machado no Correio do Povo

conceicao evaristo – julia dolce/brasil de fato

Caderno de Sábado – A Academia Brasileira de Letras é racista?
Conceição Evaristo – É difícil até fazer uma afirmação dessas. Dá para compor. Temos um negro e cinco mulheres. Os negros, não só na Academia, não estão presentes nos espaços representativos desta nação. Encontram-se poucos reitores negros, poucos negros no balé clássico, nos balés municipais das cidades, nas grandes empresas, em cargos de gerência, no alto escalão do Exército, da Marinha, da Aviação.

CS – A ABL tem entre seus fundadores um negro, Machado de Assis. Mais de cem anos depois, só tem mais um negro. Não é muito pouco, ou a expressão justamente de uma exclusão consciente?
Conceição Evaristo? – Essa é uma expressão da sociedade brasileira como um todo. A ausência de negros não se dá, insisto, só no espaço da Academia. Ele se dá nos espaços representativos da nação brasileira. É um modo de representação racial da sociedade brasileira.

CS – Ou seja, a sociedade brasileira é que é racista?
Conceição Evaristo – A nossa é uma sociedade racista. Nós não temos, como muitos querem crer, uma democracia racial.

CS – Racista e também machista. Só em 1976, ou seja, ontem, a ABL mudou seu estatuto para permitir a entrada de mulheres.
Conceição Evaristo – As estruturas da sociedade brasileira são formadas de modo a excluir os negros, os índios, as pessoas com identidades sexuais não normativas. É uma sociedade excludente. Reflete isso em todos os seus organismos.

CS – Apesar deste quadro historicamente racista e machista, dá para ter esperança de ser a primeira negra na Academia Brasileira de Letras?
Conceição Evaristo – Estou concorrendo por que, segundo o estatuto da ABL, todo cidadão ou cidadã brasileira que tiver um livro publicado pode concorrer. Como escritora tenho seis livros publicados, um deles com um prêmio Jabuti. O governo de Minas Gerais, ano passado, me conferiu um prêmio pelo conjunto da obra. “Ponciá Vicêncio” está traduzido em inglês, francês, espanhol e no prelo para uma edição italiana. “Becos da Memória” já foi traduzido para o francês. “Poemas da Recordação e Outros Movimentos” está sendo traduzido pela mesma editora que publica Clarice Lispector em Paris. A minha presença como escritora já marcou a própria literatura brasileira e tem um público estrangeiro. Como escritora brasileira, estou apta a concorrer. É o meu texto literário que me permite apresentar a minha candidatura. Esse é o motivo principal. Estou concorrendo como qualquer outro. A particularidade é que sou uma escritora negra.

CS – O movimento negro tem atuado positivamente…

Conceição Evaristo – Não só o movimento negro tem atuado. Não é só ele que deseja a minha presença na Academia. Intelectuais, professores, pesquisadores, jornalistas, escritores, políticos, há uma movimentação grande que não é só do movimento negro. Há mais de 20 mil assinaturas num site, que brotou espontaneamente, e não só negros e movimentos sociais. Estive na Bahia, na Feira de Mucugê, onde fui a escritora homenageada, em presença das secretárias estaduais de Políticas Públicas e da Cultura. Órgãos oficiais que conhecem a minha obra também estão apoiando a minha candidatura. Mas nós somos a força do desejo. Não sei se temos a força da realização.

CS – Essa pressão de intelectuais, brancos e negros, é muito importante. Os acadêmicos, que votarão, estão aborrecidos com isso?
Conceição Evaristo – Não considero como pressão, mas como apoio e desejo. Interpretar como pressão é equivocado. Quem decide são os acadêmicos. Talvez seja o maior apoio na história das candidaturas. Não digo pressão. Eles são livres para escolher quem quiserem.

CS – O fato de os eleitores serem, em maioria, homens brancos pode ter alguma influência?
Conceição Evaristo – Prefiro não afirmar. Quero trabalhar com a crença, com a possibilidade. Se fosse pensar na impossibilidade, nem me candidataria. A Academia está num momento de fazer história.

CS – Estamos vivendo um momento político importante. Num dos debates entre candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro declarou que não escravizou ninguém e que não há dívida com os escravizados e seus descendentes. Qual a sua análise desse tipo de declaração?
Conceição Evaristo – Eu acho que talvez ele tenha uma compreensão da história do Brasil muito aquém, inclusive, de pessoas que nunca frequentaram a escola. Os chamados iletrados talvez tenham mais informações do que esse senhor. Ou então ele estava fazendo uma piada, pois é impossível, nos dias de hoje, uma afirmação dessas. Deve ter sido uma piada de mau gosto.

CS – Os seus livros, que são extremamente importantes, premiados e originais, não estão disponíveis em livrarias como as de Porto Alegre. Não são publicados pelas grandes editoras brasileiras. Por que isso?
Conceição Evaristo – Toda publicação de autoria negra, de mulheres, de tramas homoafetivas, indígena, tudo isso se dá mais por editoras pequenas. No momento, publico por uma editora de médio porte, a Palas. Há agora uma editora maior interessada. É difícil a distribuição dos livros pelas editoras pequenas. O mais interessante é que essas editoras de médio e pequeno porte estão competindo com o mercado e, apesar de ser difícil, conseguiram publicizar a minha obra.

CS – As grandes editoras têm preconceitos?
Conceição Evaristo – Quando a gente pensa em literatura, não pode pensar só no objeto livro. Precisamos pensar no entorno: tem o crítico literário, a política de distribuição, as premiações, a mídia. Essas instituições estão na mão de quem tem o capital. É difícil furar esse cerco. Há bons livros que não são divulgados. O meu caminho vem sendo construído desde 1990 quando comecei a publicar em Cadernos Negros. Quem me fez e legitimou num primeiro momento o meu texto literário foi o movimento social negro. Agora, com tenho certa visibilidade, a mídia tem sido favorável e trabalhado a minha imagem. Comecei na base mesmo. A exposição (“Ocupação”) que o Itaú Cultural fez com minha obra em 2017 e o prêmio Jabuti fizeram a mídia começar a ter curiosidade a meu respeito.

CS – É um percurso singular para uma escritora oriunda de uma família pobre de Belo Horizonte. Como foi a luta para romper tantos bloqueios?
Conceição Evaristo – Tenho 71 anos. Se eu tivesse nascido numa família com mais condições financeiras, ou se eu fosse uma escritora branca, não teria sido reconhecida há mais tempo? É uma carreira que se torna excepcional. E aí mora o perigo. A excepcionalidade retira o sujeito da sua condição de origem, da sua coletividade. Machado de Assis é exemplo disso. Não podiam reconhecer que aquele homem era descendente de africanos, era negro. Foi preciso que os críticos literários branqueassem Machado de Assis e colassem nele um estilo branco. Lima Barreto e Cruz e Sousa não puderam ser branqueados. A trajetória foi outra e outra a recepção da crítica. A crítica considerou Cruz e Sousa como o maior poeta simbolista, mas ele construía seus textos a partir da metáfora do branco. Por isso, renegavam toda a sua origem. Sem ler os textos nos quais ele se colocava dolorosamente como negro, caso de “Emparedado”. A excepcionalidade pode retirar as marcas do sujeito. Não existe só uma escritora negra. As mulheres negras estão aí produzindo não só na literatura, mas na educação, na religião, no cinema. A primeira escritora abolicionista, Maria Firmina dos Reis, não foi registrada pela história da literatura. Que regras são essas?

+ sobre o tema

Para onde caminha a Marcha das Mulheres Negras. Por Cidinha da Silva

A previsão do tempo indicava chuva em Brasília, mas...

Edson Cardoso, o Jacaré do É o Tchan, se firma como ator dramático

O baiano, que integra o programa 'Aventuras do Didi',...

“O sentimento da família é desesperador”, diz irmã de Marielle sobre impunidade

Quase sete meses depois do assassinato da vereadora carioca Marielle...

Tradução do conto “Você na América”, de Chimamanda Ngozi Adichie

O blog traz abaixo a tradução do conto “Você...

para lembrar

Como Aretha Franklin transformou uma música sexista em hino feminista

Uma das gravações mais influentes na história do R&B,...

O surrealismo político de extração macarthista no Brasil

Não tem sido fácil a vida sob o cerco...

Projeto de lei autoriza criação de feriados em dias de jogos da Copa

A presidente Dilma Rousseff assinou o projeto da Lei...

Monica Benicio: “Mulher negra resiste”

A ABL, composta por 40 membros efetivos e perpétuos...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...
-+=