Pílula de cultura encerra semana da consciência negra

Festa PÉ NA AFRICA fecha a Semana da Consciência Negra com debate, dança, exposição e show de BUKASSA KABENGELE

A última PÍLULA DE CULTURA FEIRA PRETA acontece no próximo domingo, dia 24 de novembro de 2013, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000) , a partir das 16h, e fecha a Semana da Consciência Negra em São Paulo. O evento mensal, com ENTRADA FRANCA, traz neste mês de novembro a Festa PÉ NA ÁFRICA, idealizada pelo cantor e ator Bukassa Kabengele. O evento tem caráter itinerante e foca no olhar positivo em direção da Africa, além de ressaltar suas influências e desdobramentos na cultura brasileira.

O objetivo é unir o público em torno de suas raízes africanas e refletir uma importante questão que permeia as discussões em torno da identidade do brasileiro: Porque o Brasil ainda desconhece a africa, embora possua a maior população declarada negra do mundo após a Nigéria.

Programação

Roda de conversa: “Qual a importância do reconhecimento da africanidade na cultura brasileira”, com o Coordenador do Acervo Afrobrasileiro Prof. Julio César Freitas, o apresentador e produtor Anderson Jonh, a pesquisadora Anair Novaes e o Presidente do Centro Cultural Africano Otumba Okenkule.

Exposição “Olhar Negro”, de Vera Rocha Vidal – As Primeiras noções de desenho de Vera Rocha vieram cedo aprendidas com seu pai Agostinho Vidal da Rocha, grande arquiteto e artista plástico, um dos responsáveis pelo conceito de modernização estética de um grande grupo de supermercados, pelo projeto do monumento a Pedro Álvares Cabral, no parque do Ibirapuera (SP), entre outros. Vera Rocha é formada em artes plásticas pela faculdade FAAP em São Paulo e diplomada pela escola de joalheria “Oficina” (SP), profissionalizando-se em desenho, pintura, design e confecção de jóias, entre outras técnicas voltadas a esse universo.
Performance de Dança com Vanessa Soares – Sempre utiliza bases instrumentais e performances livres, com dança afro e contemporânea. Faz intervenção com o público e homenagens como em 2009 na Pílula da Feira Preta para Miriam Makeba, contando sua história e dançando suas músicas com movimentos dos orixás e em 2010 no lançamento da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop na Quadra dos Bancários para o Fela Kuti. É produtora de eventos, apresentadora, faz parte da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop e da CUFA SP.

Show com Bukassa Kabengele – acompanhado da Banda Booka Mutoto, o show une música africana e tempero brasileiro com sons, cores, símbolos e ritmos de matrizes africanas, além de músicas cantadas em línguas africanas, como o Swahili e o Chiluba.

Pílula de Cultura Feira Preta – Festa Pé na Africa
Dia 24 de novembro de 2013, a partir das 16h
Centro Cultural São Paulo – R. Vergueiro 1000 – Sala Adoniran Barbosa
Entrada Franca

+ sobre o tema

Em meio às obras do Metrô, grupos se mobilizam pela memória do Bixiga

Na última sexta-feira, 12, a Câmara Municipal de São...

13 de Maio: Alexandre Braga – A segunda abolição

A segunda abolição O Brasil não foi o último país...

Manifestações de carinho e pesar por Luiza Bairros

Faleceu esta manhã em Porto Alegre vitima de câncer...

para lembrar

I Encontro de Mulheres Negras é realizado em Maraú

"É ao pé da fogueira que vamos ressignificar...

Filme sobre Obama chega no dia 16 à Netflix

A juventude do presidente Barack Obama está sendo retratada no...

Hospital da Gente – com o grupo Clariô de Teatro

Dentro de uma favela construída, pau-à-pau. Um ambiente que...

Reinvenção do futebol: bola e arte para vencer o racismo

Em comemoração ao dia da Consciência Negra, o jornal...
spot_imgspot_img

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...
-+=