A Literatura Africana

Enviado por / FonteNova África

Na metade do século XX, a literatura africana serviam para denunciar aquilo que não estava correto, mostrar os contrastes políticos e sociais e conclamar as pessoas para a necessidade de mudança. O Nova África desta semana revela alguns dos escritores que fizeram e ainda fazem a história do continente africano.

iStockphoto

Em uma viagem pelo arquipélago de Cabo Verde, o programa conta a história de um dos maiores representantes da literatura do país: Gabriel Mariano. Por meio de entrevistas com pessoas como o escritor Danny Spinola, o programa mostra como esse juiz de direito, poeta e contista virou referência em sua geração. Com forte influência de escritores brasileiros, Gabriel Mariano utilizou de seus poemas e contos para reivindicar a saída dos colonizadores portugueses de seu país.

De Cabo Verde o programa segue para a África do Sul para conversar com uma das mais renomadas escritoras africanas da atualidade: Nadinde Gordimer. Apesar dos 90 anos, ela desenvolve ideias e obras com a mesma vitalidade que sempre teve para lutar por um país mais justo. Na entrevista, a vencedora do prêmio Nobel de Literatura de 1991, fala sobre a sua luta contra o apartheid, a repressão e o seu descontentamento com as desigualdades observadas por ela.

Já em Moçambique o programa revela, por meio de escritores e estudiosos, a trajetória e um pouco da obra de José Craveirinha. Considerado o Camões do país, Craveirinha resgatou a tradição africana de contar histórias e por meio de suas palavras transformou livros em verdadeiras bandeiras contra o colonialismo português.

O Nova África entrevista também a jornalista e especialista em literatura africana, Maura Eustáquia de Oliveira. Ela fala sobre as obras de escritores como o moçambicano Mia Couto e o angolano José Luandino Vieira.

Fonte: Nova África

+ sobre o tema

O pastor-deputado Feliciano e a Lei 10.639 – Por: Cidinha da Silva

Eis que o pastor-deputado Marco Feliciano, deputado sabidamente racista,...

Negros defendem mudanças na educação para garantir respeito à diversidade racial

O Brasil precisa garantir mudanças na educação pública para oferecer aos...

CyberQuilombo: curso on-line forma oficineiros em Africanidades

O CyberQuilombo, um projeto do labExperimental – está com...

A Lei nº 10.639/03, em União dos Palmares

Por: Arísia Barros   Dia 23 de novembro, (amanhã) em União...

para lembrar

Ondjaki fala sobre a sua escrita e a literatura africana

Convidado para a Fliporto, o autor angolano vem comentar...

Lima Barreto e a crítica (1900 a 1922) a conspiração de silêncio

Por: Alice Áurea Penteado Martha Universidade Estadual de Maringá/Brasil A conspiração de...

Dossiê: Presença negra na literatura brasileira

A décima edição da Opiniães: revista dos alunos de...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...
-+=