Plano de aula: Os estereótipos na figura da mulher africana

Enviado por / FonteLilian Aguiar

Plano de aula: Os estereótipos na figura da mulher africana. Imagens, fotografias e obras de arte são formas simbólicas, impregnadas pelo forte caráter subjetivo de quem as produziu e de quem as contempla. O professor deve estar preparado para realizar com os alunos um estudo com esse tipo de recurso que vai além dos estereótipos e das formas padronizadas de um conhecimento sustentado por um paradigma técnico.

Professor, peça aos alunos que observem atentamente a imagem abaixo:

A mulher africana é personagem de extrema importância na escrita da história brasileira

Questione-os sobre as primeiras impressões que tiveram ao observar a fotografia. Depois de estar ciente das possiblidades interpretativas do seu aluno, trabalhe o conceito de estereótipo e depois explique a seus alunos que:

• O continente africano teve papel fundamental na construção da identidade brasileira, mas a imagem que se tem do continente é ainda muito limitada e repleta de estereótipos como: lugar onde existe uma profunda miséria, guerras étnicas, instabilidade política, AIDS, fome, decadência econômica e no meio disso tudo uma natureza selvagem e repleta de ambientes exóticos.

• Ao nos depararmos com o tema a mulher africana, observamos que ela foi descrita de forma totalmente estereotipada ao longo da história. A imagem que temos da mulher africana é simbolizada por um forte apelo sexual. Ela também passa a imagem de ser uma mulher exótica, passiva, muda e uma mãe sofredora, por ver seus filhos morrendo de fome.

• Assim, através de opiniões pré-formadas foi negada à mulher africana qualquer tentativa de compreendê-la na sua integridade e diversidade. Essa mulher participou e participa ativamente como sujeito histórico, assim como qualquer europeia, indiana, americana.

Sugiro ao professor:

• Forme grupos de três componentes e, a partir da breve explicação, elabore questões que permitam que os alunos cheguem a determinadas conclusões. Essa abordagem chama-se trabalho dirigido e um dos objetivos dele é fomentar debates entre os diversos grupos para a confrontação das respostas e depois instigá-los na reconstrução, de forma coletiva, do conceito de estereótipo e do tema em questão.

Todas as mulheres da Galeria são Africanas

Por Lilian Aguiar – Graduada em História

+ sobre o tema

Contribuições para Implementação da Lei 10.639/2003

Este documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial,...

Vamos #JuntosPelaEquidadeRacial: Um Edital de Gestão Escolar até 10 de outubro

O Edital Gestão Escolar para Equidade – Juventude negra,...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Racismo institucional e ensino da cultura africana são debatidos entre governo e movimento negro

 A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta sexta-feira (19),...

Bienal de Luanda: “É conversando que nos entendemos”

De 18 a 22 de setembro, a capital angolana...

As mentiras que contam sobre as mulheres

Inimigas. Invejosas. Recalcadas. Fofoqueiras. Por: Aline Valek, para a Carta...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=