PM de Minas abre inquérito para apurar conduta de policiais durante prisão de homem negro

Enviado por / FonteJornal Nacional

A Polícia Militar de Minas Gerais abriu inquérito para apurar a conduta de PMs na abordagem a um cidadão negro no interior do estado.

Ederson Silva diz que costuma dar gritos para brincar com os amigos e que, na última quinta-feira (29), os policiais passaram e entenderam que foram insultados. Ele nega que tenha desacatado os militares, que o imobilizaram.

“Eu batia a mão assim, já estava batendo a mão assim, eles apertando de novo, eu segurando: ‘não aperta, não’. Eu não queria revidar com eles não, entendeu”, explicou Ederson Silva, pedreiro.

Os policiais entraram numa distribuidora alegando que foram insultados por Ederson. A abordagem foi gravada pelas câmeras de segurança do local. As imagens mostram a ação cometida pelos PMs. O jovem negro colocou as mãos atrás da cabeça. Os PMs tentaram algemá-lo. Ele resistiu e foi derrubado no chão.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem disse que não era bandido. Os PMs afirmaram que ele reagiu com socos e tentou pegar a arma de um dos policiais. Nas imagens, não é possível identificar a agressão mencionada pelos militares. Um outro ângulo mostra que um dos PMs segurou Ederson pelo pescoço e o outro policial deu ao menos dois socos no rosto do rapaz. Uma mulher tentou intervir e foi empurrada. O PM manteve Ederson imobilizado. O rapaz foi preso por desacato, e liberado depois de pagar R$ 1.100 de fiança.

O dono da distribuidora, Silvério de Oliveira, criticou a ação dos policiais: “Houve racismo. Por que, então, o outro branco, que estava na hora da revista, não aconteceu nada?”.

A Polícia Militar disse que Ederson Silva tem uma passagem por desacato, em 2012, e que as imagens da abordagem estão sendo analisadas pelo Comando Militar de João Monlevade.

“A abordagem é uma questão técnica e ela acontece independente de qualquer questão de cor, de raça. O que gerou essa abordagem policial foi o comportamento desse cidadão, que ofende os militares que estavam passando, patrulhando aquela região”, defendeu a porta-voz da PM/MG, capitão Layla Brunnela.

+ sobre o tema

A era do reconhecimento

“Entre a esquerda e a direita, continuo preta”. A...

Estudante é amarrado a poste durante trote de faculdade em São Paulo

Garoto é aluno do curso de publicidade da Faculdade...

Protagonismo feminino e negro no novo governo empaca

Foi Sueli Carneiro, filósofa, líder do movimento de mulheres...

Em três dias, PM de Salvador matou 15 jovens negros

Testemunhas viram as vítimas já rendidas quando foram atingidas...

para lembrar

Jovens negros correm mais riscos de morrer do que os brancos

Dados comprovam que morrem mais negros do que brancos...

O silêncio ensurdecedor frente ao extermínio dos jovens negros

A tragédia que se abateu sobre os jovens negros...

Dilma e Wagner participam em Salvador de homenagem às vítimas do holocausto

A libertação de prisioneiros do campo de concentração de...

Maria José Anacleto Cunha

Vítima: MARIA JOSÉ ANACLETO CUNHA Ação de Indenização pó...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=