Poetisa e defensora dos direitos humanos, Maya Angelou morre aos 86 anos de idade

Enviado por / FonteDa Marie Claire

A escritora e líder do movimento pelo direitos civis, Maya Angelou, morreu na manhã de hoje nos Estados Unidos. Ela estaria lutando contra problemas de saúde e cancelou recentemente uma aparência programada em um evento especial a ser realizado em sua homenagem.

Angelou é considerada a principal escritora da comunidade afroamericana e ainda jovem tornou-se a primeira mulher negra a ser roterista e diretora em Hollywood. Nos anos 60 ela foi amiga de Martin Luther King Jr. e Malcolm X e serviu no SCLC com Dr. King, trabalhando durante anos para o movimento de direitos civis. Também nos anos 60, ela trabalhou e viajou pela África, como jornalista e professora, ajudando vários movimentos de independência africanos. Ela tinha 86 anos e nasceu em St. Louis, Missouri.

ESCRITORA MAYA ANGELOU FOI HOMENAGEADA COM A MEDALHA PRESIDENDIAL DA LIBERDADE PELO PRESIDENTE BARACK OBAMA (FOTO: GETTY IMAGES)
ESCRITORA MAYA ANGELOU FOI HOMENAGEADA COM A MEDALHA PRESIDENDIAL DA LIBERDADE PELO PRESIDENTE BARACK OBAMA (FOTO: GETTY IMAGES)

A poetisa e defensora dos direitos humanos Maya Angelou foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (28) em sua casa no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Um zelador teria sido o primeiro a vê-la sem vida na residência em que morava, informou o site “New York Daily News”

Aos 86 anos de idade, Angelou sofria com problemas de saúde, que não foram divulgados, e chegou a cancelar uma aparição em um evento em sua homenagem na sexta-feira (30).

Angelou se tornou um ícone da literatura após publicar mais de 30 livros durante sua carreira. Uma de suas obras mais conhecidas é “I Know Why The Caged Bird Sings”, que relata detalhes de sua vida desde a infância até a adolescência.

Ela foi indicada ao prêmio Pulitzer, o maior do gênero, e recebeu mais de 50 diplomas honorários. Em 2011, o presidente Barack Obama lhe entregou a Medalha da Liberdade, uma das maiores honras civis do país.

+ sobre o tema

Estou farta de meu corpo ser mais do que um corpo

Estou nua, em pé diante do espelho do banheiro. Por Danielle...

Camila Pitanga sobre sua mãe: ‘Entendi a história dela estudando o feminismo negro’

Artista falou sobre a trajetória de Vera Manhães, que...

Marcha Internacional de Mulheres: vozes do mundo por direitos e contra violência

Por Ângela Bastos Do DC O abre-alas que eu quero passar O...

Ela tem 16 anos e lançou uma petição online para revogar a lei antiaborto no Alabama

A estudante Jocelyn Wright ainda não pode votar, mas...

para lembrar

Conheça as 60 iniciativas selecionadas no 3º Edital Elas Periféricas

Chegou o grande momento! A Fundação e o TikTok...

Tem mulher negra no audiovisual, sim! (E se reclamar vai ter mais ainda…)

As mulheres negras, cada vez mais, ocupam os espaços...

Como Eu Matei A Minha Filha

Sou machista. Fui criado assim. Cresci, casei e tive...

Joanna Maranhão conta como superou trauma do abuso sexual

Depois de duas tentativas de suicídio, nadadora diz que...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...

Só sete estados têm leis específicas de proteção contra assédio sexual a servidores

Apenas sete estados contam com leis que visam ampliar a proteção contra assédio sexual de servidores. Nesses locais, os estatutos de profissionais públicos vão além do...
-+=