A polêmica sobre escravidão que levou a Universidade de Yale a mudar o nome de um de seus institutos

Após anos de discussão, polêmica e protestos, a prestigiosa Universidade de Yale, nos Estados Unidos, anunciou que mudará o nome de um de seus institutos que homenageava um ex-vice-presidente americano escravocrata e supremacista branco.

Da BBC

Inscrições no prédio do Calhoun College em homenagem ao ex-vice-presidente dos EUA John C. Calhoun, fervoroso defensor da supremacia branca e da escravidão

O Calhoun College, uma referência a John Calhoun, ex-senador da Carolina do Norte e vice-presidente dos Estados Unidos entre 1825 e 1832, passou a se chamar Grace Murray Hopper College, em homenagem a uma das mais importantes mulheres cientistas, pioneira na tecnologia da computação.

John Calhoun, que se formou em Yale, foi senhor de escravos e dedicou boa parte de sua vida política à expansão da escravidão no sul dos Estados Unidos.

A decisão de mudar o nome do College vem após vários protestos de alunos, que desde 2015 vinham realizando manifestações exigindo a alteração.

Estudantes de Direito chegaram a criar uma petição online pedindo a substituição. Na última semana, quatro manifestantes que protestavam pelo mesmo motivo foram presos na região por bloquearem o tráfego.

Instituição ganhará nome de Grace Hopper, matemática pioneira na tecnologia da computação

No ano passado, uma funcionária negra de uma das cantinas de Yale, Corey Menafree, quebrou – com uma escova – vitrais do Calhoun College com imagens de escravos. Menafree disse que as figuras eram ofensivas. A universidade acabou retirando as queixas contra a funcionária e ela foi liberada.

Em abril de 2016, o reitor da universidade, Peter Salovey, disse que, apesar dos protestos, manteria o nome Calhoun. Em agosto, porém, mudou de ideia e nomeou um grupo de especialistas para discutir o assunto.

Ao anunciar, na semana passada, a troca de nome, Salovey disse que resiste em apagar a história da universidade: “Resistimos a renomear prédios de nosso campus. Durante todo esse tempo fiquei, e ainda estou, preocupado em não fazer algo que acabe apagando nossa história. Por isso, as alterações de nomes continuarão sendo uma exceção”.

Ele explicou que a decisão foi baseada na constatação de que o legado de Calhoun era “contrário aos valores e à missão da universidade”.

Quatro pessoas foram presas este mês por bloquearem o trânsito em protesto pela mudança de nome do Calhoun College

“John Calhoun foi um defensor da supremacia branca e defensor fervoroso da escravidão como um bem positivo. Alguém cujas opiniões se tornaram mais rígidas ao longo da vida e que morreu basicamente criticando a Declaração de Independência e a ênfase que o documento põe sobre o princípio de igualdade entre os homens ressaltando que todos são criados iguais”, disse o reitor de Yale.

Pioneira

A nova homenageada, Grace Hopper, concluiu um doutorado em matemática na Universidade de Yale em 1930 e outro em física matemática em 1934.

Depois de ensinar matemática na Vassar College, em Nova Iorque, Hopper entrou para a Marinha dos Estados Unidos, onde obteve a patente de contra-almirante e “usou seus conhecimentos de matemática para lutar contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial”, segundo um comunicado da universidade.

Hopper se juntou à equipe de ciência da computação liderada pelo comandante Howard Aiken em Harvard e foi a primeira programadora a usar o “Harvard Mark I”, o computador eletromecânico construído pela IBM (International Business Machines Corporation, multinacional de informática que já foi a maior fabricante mundial de computadores) – e enviado para Harvard em 1944.

Uma linguagem de programação criada por Hopper é considerada precursora da linguagem COBOL (Common Business-Oriented Language), criada na década de 50 na busca por uma linguagem de programação universal voltada para o comércio.

No ano passado, o então presidente Barack Obama concedeu a Grace Hopper, em homenagem póstuma, a maior condecoração dada a civis nos Estados Unidos – a Medalha Presidencial da Liberdade.

Grace Hopper se juntou à equipe de cientistas de computação de Harvard liderada pelo comandante Howard Aiken (linha inferior, centro); Hopper foi a primeira programadora do Harvard Mark 1 (em segundo plano na foto), o primeiro computador eletromecânico, construído na IBM e enviado para Harvard em 1944, que tinha cerca de 800 quilômetros de cabos.

Grace Hopper em 1986, com 80 anos. Ela iniciou sua carreira militar em plena Segunda Guerra Mundial

O reitor de Yale disse que, apesar da mudança de nome do College, outras referências a Calhoun não foram removidas do campus, como uma estátua em uma torre conhecida como Harkness Tower.

Para alguns alunos, renomear o College não é suficiente. “Essa mudança pouco avança na direção de uma reconciliação, tendo em vista não só o legado de Calhoun, como também as associações de Yale com a escravidão”, disse Chris Rabb, educador e fundador de uma rede de ex-alunos negros.

Diversas universidades e colleges estabelecidos nos séculos 18 e 19 nos Estados Unidos tiveram algum tipo de ligação com a escravidão. Alguns dos reitores de Yale, naquela época, aceitaram receber grandes doações de famílias ricas que possuíam escravos.

+ sobre o tema

13 de maio: Comemorar o que?

O Brasil, ultimo país a abolir a escravidão nas...

Navio negreiro trouxe malária para a América do Sul

Uma equipe de cientistas descobriu que o mais comum...

Série “Negros da Contracosta” mostra a beleza de Moçambique

Durante quase 400 anos, a ilha foi a capital...

‘Amistad’: O navio negreiro, porão do liberalismo

Flávio Ricardo Vassoler* O Amistad O navio negreiro singra através do Atlântico....

para lembrar

Brasil: Uma história inconveniente

Portugal, Brasil e diversas nações africanas foram responsáveis pela...

Escravidão no Brasil em vídeo

A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi...

13 de maio: 127 anos após o fim da escravidão, racismo divide a sociedade

Negros relatam seus dramas e mostram que o problema...

Reparações e compilações – Sueli Carneiro

O jornal O Tempo, de Belo Horizonte, procurou-me, esta...
spot_imgspot_img

Toussaint Louverture, o general negro que libertou o Haiti

Toussaint Louverture liderou a revolução haitiana que conquistou a libertação de dezenas de milhares de escravos negros da antiga colônia francesa no Haiti e abriu caminho...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante alguns dias me achei feia, como a sinhá sempre dizia que todos os pretos eram...

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...
-+=