Polícia destrói memorial pelas vítimas da Chacina do Jacarezinho

Agentes da 25ª Delegacia Policial (Engenho Novo) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) destruíram nesta tarde o memorial construído na favela do Jacarezinho para lembrar as 28 pessoas mortas na operação feita em 6 de maio de 2021, que ficou conhecida como Chacina do Jacarezinho. A peça, que marcou a lembrança das vítimas registrando seus nomes em placas, foi inaugurada há cinco dias.

Na ocasião, o advogado Joel Luiz Costa, morador do local e defensor dos direitos humanos discursou, dizendo que “o que fica é: isso aconteceu, não pode mais acontecer e temos que lembrar para que não mais aconteça”. Depois da demolição feita hoje, Costa registrou sua indignação no Twitter: “Não basta banalizar o derramamento de sangue, eles ainda tripudiam na nossa resistência. Seguiremos resistindo”.

Em nota, a Polícia Civil justificou o ato por ter considerado o memorial como “apologia ao tráfico de drogas”, já que todos mortos “tinham passagens pela polícia e envolvimento comprovado com atividades criminosas”. A polícia também alega que a construção não tinha autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Além disso, diz o texto, o memorial tinha uma menção ao policial civil André Leonardo de Mello Frias, assassinado pelos criminosos, que não foi autorizada pela esposa e dos familiares do agente.

Secretário da Polícia Civil até poucas semanas, quando se desincompatibilizou para concorrer a deputado federal, o delegado Allan Turnowski comentou no Instagram: “Memorial de traficantes ilegal no chão. Respeito voltou”.

A deputada estadual Renata Souza (PSOL), que foi candidata à Prefeitura, repudiou o fato. “Tiraram a vida dos nossos e negam o direito à memória!”. A vereadora Monica Benício (PSOL), viúva de Marielle Franco, classificou a ação como “mais um ato de truculência e barbárie”.

+ sobre o tema

Promoção da equidade racial por meio da educação é urgente

As ações afirmativas no Brasil foram e são fundamentais...

Racismo ambiental: Fortalecendo argumentos e enfrentando o racismo ambiental

Entrevista: Cristiane Faustino A equipe de comunicação do Terramar entrevista...

O exemplo de Roger Machado e o dedo na ferida do racismo à brasileira

Em entrevista à agência AFP, Roger Machado voltou a...

para lembrar

ONG propõe a Alckmin comitê para avaliar raça de cotistas

O governador Geraldo Alckmin recebeu ativistas pró-cotas em audiência...

Jovens fazem protesto contra o racismo nas abordagens policiais em Fortaleza (CE)

No último dia 21, jovens negros da periferia de...

A definição da Consciência Negra – Por: Steve Biko

Redigido provavelmente em dezembro de 1971, este escrito destinava-se...

Vagner Love sofre manifestações racistas na derrota do Flamengo

Parte da torcida do Emelec, do Equador, imitava sons...
spot_imgspot_img

Racismo no futebol cresce, apesar de campanhas, alerta Observatório

Câmeras da TV Brasil, que realizavam a cobertura da primeira divisão do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol, flagraram na última segunda-feira (31) um ataque racista...

Filme aborda erros judiciais e racismo em reconhecimento fotográfico

Treze processos criminais e cinco anos detido em sistema prisional. A ficha é extensa, mas quem responde por ela é uma pessoa inocente, absolvida...

Mais amor, por favor

É preciso falar de amor. Não o amor romântico, mas o amor atitude, coisa que envolve "cuidado, compromisso, confiança, responsabilidade, respeito e conhecimento", como...
-+=