Polícia destrói memorial pelas vítimas da Chacina do Jacarezinho

Agentes da 25ª Delegacia Policial (Engenho Novo) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) destruíram nesta tarde o memorial construído na favela do Jacarezinho para lembrar as 28 pessoas mortas na operação feita em 6 de maio de 2021, que ficou conhecida como Chacina do Jacarezinho. A peça, que marcou a lembrança das vítimas registrando seus nomes em placas, foi inaugurada há cinco dias.

Na ocasião, o advogado Joel Luiz Costa, morador do local e defensor dos direitos humanos discursou, dizendo que “o que fica é: isso aconteceu, não pode mais acontecer e temos que lembrar para que não mais aconteça”. Depois da demolição feita hoje, Costa registrou sua indignação no Twitter: “Não basta banalizar o derramamento de sangue, eles ainda tripudiam na nossa resistência. Seguiremos resistindo”.

Em nota, a Polícia Civil justificou o ato por ter considerado o memorial como “apologia ao tráfico de drogas”, já que todos mortos “tinham passagens pela polícia e envolvimento comprovado com atividades criminosas”. A polícia também alega que a construção não tinha autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Além disso, diz o texto, o memorial tinha uma menção ao policial civil André Leonardo de Mello Frias, assassinado pelos criminosos, que não foi autorizada pela esposa e dos familiares do agente.

Secretário da Polícia Civil até poucas semanas, quando se desincompatibilizou para concorrer a deputado federal, o delegado Allan Turnowski comentou no Instagram: “Memorial de traficantes ilegal no chão. Respeito voltou”.

A deputada estadual Renata Souza (PSOL), que foi candidata à Prefeitura, repudiou o fato. “Tiraram a vida dos nossos e negam o direito à memória!”. A vereadora Monica Benício (PSOL), viúva de Marielle Franco, classificou a ação como “mais um ato de truculência e barbárie”.

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

spot_imgspot_img

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance rosas, cravos e astromélias quando é recebido a tiros de fuzis, escopetas e pistolas. Mas...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6 anos da morte do pastor e teólogo James Cone, o sistematizador da teologia negra. Esta...

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...
-+=