População negra no ensino superior é quase a metade em relação a pessoas brancas

Enviado por / FonteG1, por PIESB

Dados do IBGE evidenciam desigualdade que começa no ensino básico e vai até a graduação.

Apesar de uma década de políticas afirmativas, a categórica desigualdade racial no acesso ao ensino superior persiste. A pesquisa PNAD Educação realizada no último ano revela um cenário alarmante: a parcela de pretos e pardos nas universidades ainda é sensivelmente menor que a dos brancos, evidenciando um profundo abismo nas oportunidades educacionais.

O estudo divulgado pelo IBGE revela uma discrepância alarmante nos índices de acesso ao ensino superior entre brancos e pretos e pardos. Enquanto 29,5% dos jovens brancos entre 18 e 24 anos estão matriculados em graduação, com 6,5% já formados, os números para pretos e pardos são extremamente mais baixos: apenas 16,4% cursam o ensino superior e apenas 2,9% são graduados.

Essa significativa diferença se conecta diretamente com os níveis de escolarização: 60% dos brancos concluíram o ensino médio, contra apenas 47,3% dos pretos e pardos. As disparidades se estendem também aos índices de analfabetismo, evasão escolar e conclusão do ensino médio.

Pensando em iniciativas que ajudem a reduzir estas diferenças, o PIESB (Programa de Incentivo ao Ensino Superior) oferece bolsas de estudo que podem ajudar muito na hora de se matricular em uma instituição privada. Por meio de uma parceria com empresas do interior de São Paulo, a instituição oferece descontos de até 65% em grandes universidades EAD da região.

Para se inscrever, basta acessar o site do PIESB: piesbonline.com.br. Por lá, é possível fazer um cadastro para concorrer ao benefício. São mais de 5 mil bolsas distribuídas apenas no último ano.

Depois de finalizado o formulário, seu perfil vai para uma análise socioeconômica e a equipe responsável pelo programa faz um contato para o agendamento de uma reunião online.


+ sobre o tema

Jornalista Joice Hasselmann, ofende e discrimina social e racialmente senadora negra dentro do senado Brasileiro

Por Mônica Aguiar Do Monicaa Guiarsouza Não existe palavras para responder...

Cidinha da Silva: Ainda, Melodia. Para sempre, Melodia!

Fui à Concha acústica para ouvir a voz de...

A importância da representatividade negra na literatura infantil

O incentivo à literatura infantil não é somente "coisa...

para lembrar

Fifa pede explicação após racismo de dirigente italiano

Genebra - O futebol italiano se vê mais uma...

SEPPIR: Semana Nacional da Consciência Negra

  Lançamento da campanha Novembro pela Igualdade Racial e a...

Bolsonaro ataca outra vez

Ação proposta por deputado estadual pede a suspensão da...
spot_imgspot_img

A COP29 fracassou no país com a paisagem de poços de petróleo

Ufa! Agora posso dizer que tive a sensação de que não íamos avançar no Azerbaijão. Talvez essa percepção tenha me atravessado de forma objetiva...

Quem tem medo de ser negro?

Às vésperas do último dia 20 de novembro, quando se comemora a Consciência Negra no Brasil, o Datafolha divulgou uma pesquisa sobre racismo e percepção racial da população...

As heranças da escravidão ainda sustentam as elites políticas do Brasil

É muito comum ouvir de brasileiros em visita a igrejas, castelos e palácios da Europa que aquela riqueza foi resultado da exploração dos recursos...
-+=