Por que é fundamental investir na potência de mulheres negras?

Ao considerarmos que a maioria da população brasileira é negra – 56,2%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) -, o maior grupo populacional do país é, ao considerar-se a interseção entre raça e gênero, composto por mulheres negras, o que corresponde a quase 60 milhões de pessoas.

Por outro lado, elas são as pessoas mais afetadas por crises como a gerada pela pandemia e contextos como esse denunciam a existência de condições socioeconômicas e psíquicas ainda deficientes, o que é potencializado pela falta de políticas públicas direcionadas. A PNAD Contínua mostrou também que, em 2020, o desemprego entre mulheres não negras foi de 13,5%, enquanto esse indicador chegou a 19,8% entre mulheres negras.

A atuação do investimento social privado tem um papel importante nesse contexto se olhar  para intersecção entre gênero, raça e território. Viviane Soranso, Coordenadora do Programa Raça e Gênero da Fundação Tide Setubal, ressalta que fundações, institutos, associações, empresas e governos têm o dever e a responsabilidade de tomar medidas para modificar essa realidade da forma mais urgente e estruturada possível. Soranso considera que é necessário haver mudanças de paradigmas culturais e que todas as pessoas façam a sua parte para incluir membros de grupos minorizados de direitos.

“A Fundação Tide Setubal entende que a participação e a ocupação de negros e mulheres em condições de igualdade em espaços de tomada de decisão promove não só justiça social e democrática, como também gera diversidade e sensibilidade no interior das organizações. Isso reduz estigmas, aumenta as conexões, facilita o estreitamento entre centro-periferia e tem como um objetivo estratégico ampliar a diversidade em espaços de decisão e poder, com ênfase na participação de homens e mulheres negros”, explica.

Dia de luta e comemoração

A demanda pelo acesso básico a direitos e a luta em prol da equidade de gêneros foram fatores determinantes para a criação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data foi instituída em 1992, durante o Encontro de Mulheres Afrolatino Americanas e Afro Caribenhas, que ocorreu na República Dominicana. No Brasil, a data foi oficializada em 2014, por meio da Lei nº 12.987, que também determinou o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

De lá para cá, muitas foram as conquistas. Hoje, é possível ver mulheres negras na política institucional e muitos projetos de impacto social – como foi o Afro Chef, citado na parte 1 desta reportagem.

“Quando fortalecido, [o grupo de pessoas negras] exerce o direito à mobilidade social e, ao mesmo tempo, principalmente as mulheres negras, procuram exercer de fato o que chamamos de coletividade: nunca se levantam sozinhas e levam as suas redes. Isso nos lembra a famosa frase da Angela Davis”, afirma Soranso, ao mencionar a famosa frase “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.”

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Internet como ferramenta revolucionária

“I woke up like this! We flawless, ladies, tell...

Após ser eliminado por fraude nas cotas raciais, candidato ganha causa e é nomeado diplomata em vaga para negros

Após ser barrado em uma comissão, por não apresentar características...

Vidas negras importam de fato no Brasil?

A pergunta-título pode parecer estranha para alguns, porque vidas...

Racismo é principal forma de discriminação em 75% das empresas no Brasil, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pela empresa CEGOS, de treinamento e...
spot_imgspot_img

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm um grande desafio pela frente relacionado à equidade de gênero. Um estudo recente da McKinsey...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em mais de 20% com políticas públicas que removessem as dificuldades impostas às mulheres no mercado...

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...
-+=