‘Por que eu, homem, não sou bem-vindo no movimento feminista?’

Existem debates que batem cartão nos grupos sobre feminismo na internet. Além do clássico “por que vocês não pedem alistamento militar obrigatório para mulheres, hein, suas hipócritas”, há o recente “por que eu, homem, não sou bem vindo no movimento feminista?”.

 no Brasil Post

Partindo de uma definição rápida do movimento, aquele que busca igualdade entre os gêneros perante a sociedade, é quase automático que a gente bote a mão na cintura e fale que sim, não aceitar homens está de fato errado. Estamos fazendo com eles o que eles fazem com a gente, não?

Então… Não.

Um espaço que acomoda homens e mulheres dentro de um movimento social precisa que, no mínimo, a sociedade a ser discutida já esteja em um nível de equidade satisfatório. Nessa hipótese, não haveria ainda a distinção marcada dos papeis masculinos e femininos e a opressão de um sobre o outro seria inexistente. Infelizmente ainda não estamos lá. As denúncias de machismo dentro dos movimentos estudantis, sociais, políticos e de luta ainda são mais frequentes do que queremos. Se em espaços teoricamente progressistas as mulheres ainda são tachadas, subjugadas, denegridas e atacadas, alguma coisa continua muito errada. Quem nunca tomou um susto com uma opinião ou atitude extremamente machista vinda de um homem do qual não esperava isso? Pelo menos não de forma tão escancarada?

Dessa forma, como é possível colocar em pé de igualdade um espaço unicamente feminino, como alguns grupos feministas, e os espaços mistos?

O feminismo ainda é visto como um movimento violento comandado por mulheres marginalizadas. Ainda há receio em se intitular feminista, como se isso pudesse ser uma ofensa. Ainda temos mulheres que estão se redescobrindo e descobrindo o seu lugar de direito em uma sociedade patriarcal e machista. Ainda estamos engatinhando no empoderamento feminino. Estamos constantemente nos lembrando do que pode ou não pode ser feito contra nós. Estamos olhando meio ressabiadas para a mulher que olha de volta no espelho. Em um momento de aprendizado, de reeducação e de quebra de paradigmas, onde mais estaríamos seguras para exercer o nosso poder e levantar a nossa voz do que em um espaço ocupado por outras que estão no mesmo barco?

Enquanto continuamos rasgando velhos padrões, os homens continuam em um espaço confortável. Nenhum homem precisa ser ensinado a se impor. Nenhum homem precisa descobrir o seu verdadeiro valor em uma sociedade que insiste em mostrar o contrário. Nenhum homem tem seus direitos podados. O poder dos homens está aí para ser exercido e usufruído por eles – sem precisar lutar por isso.

Esperar que as mulheres abracem os homens dentro do movimento feminista neste momento é irreal. Isso não é ser sexista. Isso é ser resistente. Por acaso os quilombos foram acusados de serem racistas ou são símbolos da resistência negra? Por que ainda é tão difícil enxergar o movimento das mulheres como um movimento real, com uma luta digna? Criou-se uma falsa ideia de que não há mais pelo quê lutar e, por isso, o feminismo seria dispensável.

Viva 24 horas como uma mulher e me fale em que pé estamos. Viva 24 horas como uma mulher e me fale se você não ia ter a urgência de um espaço livre e empoderador para mudar a si mesmo e ao seu redor.

Homens, querem participar? Desconstruam o machismo dentro dos seus meios. Apontem o machismo na fala dos seus iguais. Intercedam nas situações de opressão.

Mulheres, abracem as suas irmãs.

Pra saber mais: Campanha Empodere Duas Mulheres

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

Fusão ministerial é “apagão histórico”, afirmam juristas e especialistas

O Instituto Patrícia Galvão ouviu juristas, especialistas, pesquisadores e...

Programa Justiça Sem Muros do ITTC lança campanha sobre visibilidade ao encarceramento feminino

Inspirado na arte de Laura Guimarães, o programa Justiça Sem...

Professores, técnicos e alunos poderão usar o nome social na Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a...

Estudantes do Rio combatem machismo e racismo com projeto transformador

Com o título Solta esse Black, alunas da Escola Municipal...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...
-+=