A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje o Programa Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Transporte Público. A partir de agora, denúncias poderão ser feitas em diferentes canais.
Com este serviço, vítimas de assédio em transportes públicos poderão notificar a Prefeitura sobre o ocorrido, e a denúncia será encaminhada à Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher.
Esse serviço estará disponível por telefone, portal, whatsApp e facebook
- Telefone: 1746
- Portal: https://www.1746.rio/
- WhatsApp: chatbot pelo telefone (21) 3460-1746. Basta salvar este número e enviar uma mensagem.
- Facebook Messenger: chatbot pelo Facebook.com/Central1746. É necessário acessar a página do 1746 na rede social e clicar no botão “Enviar mensagem”.
A identificação não é obrigatória, mas para abrir o chamado é necessário informar os seguintes dados: dia e horário do assédio sexual, local, meio de transporte, idade, raça, gênero, orientação sexual e se possui alguma deficiência.
O Programa disponibilizará informações sobre assédio nos transportes e endereços de Delegacias de Polícia Civil e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), separadas por região.
A partir dos dados coletados com os registros, a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) promete realizar fiscalizações melhores e, junto à SPM-Rio, formular políticas mais eficazes no enfrentamento ao assédio sexual nos transportes.
Outras iniciativas também estão previstas para coibir o assédio nos transportes, como a formação de agentes, campanhas de comunicação e conscientização, além do aprimoramento do serviço de notificação contra o assédio no transporte público, com novas funcionalidades ainda em fase de desenvolvimento.