Prefeitura do Rio lança programa contra assédio em transportes públicos

FONTEUniversa
Secretaria de Transportes promete melhores fiscalizações contra assédios - Imagem: PETER ILICCIEV/ESTADÃO CONTEÚDO

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou hoje o Programa Permanente de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio no Transporte Público. A partir de agora, denúncias poderão ser feitas em diferentes canais.

Com este serviço, vítimas de assédio em transportes públicos poderão notificar a Prefeitura sobre o ocorrido, e a denúncia será encaminhada à Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher.

Esse serviço estará disponível por telefone, portal, whatsApp e facebook Messenger. Veja os canais de atendimento:

  • Telefone: 1746
  • Portal: https://www.1746.rio/
  • WhatsApp: chatbot pelo telefone (21) 3460-1746. Basta salvar este número e enviar uma mensagem.
  • Facebook Messenger: chatbot pelo Facebook.com/Central1746. É necessário acessar a página do 1746 na rede social e clicar no botão “Enviar mensagem”.

A identificação não é obrigatória, mas para abrir o chamado é necessário informar os seguintes dados: dia e horário do assédio sexual, local, meio de transporte, idade, raça, gênero, orientação sexual e se possui alguma deficiência.

O Programa disponibilizará informações sobre assédio nos transportes e endereços de Delegacias de Polícia Civil e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), separadas por região.

A partir dos dados coletados com os registros, a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) promete realizar fiscalizações melhores e, junto à SPM-Rio, formular políticas mais eficazes no enfrentamento ao assédio sexual nos transportes.

Outras iniciativas também estão previstas para coibir o assédio nos transportes, como a formação de agentes, campanhas de comunicação e conscientização, além do aprimoramento do serviço de notificação contra o assédio no transporte público, com novas funcionalidades ainda em fase de desenvolvimento.

 

Fonte: Universa
-+=
Sair da versão mobile