Prefeitura penhora bens do Quilombo do Sacopã. Mais um efeito colateral da Olímpíadas contra negros e pobres da Cidade Maravilhosa

Querem asfixiar o Quilombo do Sacopã enquanto o Rio Festeja as Olimpíadas.

Por Marcos Romão, do Mamapress

Não há coincidências. Quando os tubarões da especulação imobiliária atuam simultaneamente para aniquilar o primeiro Quilombo Urbano da Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro.

Quando pensávamos que já estava tudo bem, recebemos na Mamapress e da Rede Rádio Mamaterra, um pedido de socorro urgente do Quilombo do Sacopã, através de seu líder, Luiz Sacopã, de 73 anos, que nos informou da gravidade da situação.

Semana passada o carro e os bens do septuagenário líder do Quilombo, Luiz Sacopã, foi penhorado por supostas dívidas caducadas de 30 anos atrás, pela secretaria de fazenda do município, o mesmo município que em 2012 reconheceu o Quilombo do Sacopã, como patrimônio cultural e físico a ser preservado e protegido pela própria prefeitura de Eduardo Paes.

Envolvido com as Olimpíadas o prefeito não pode receber as lideranças do Quilombo para resolver esta questão. Seu secretário prometeu ajudar.

Luis Sacopã teve que se internar e já não dorme há dias, pois o oficial de justiça já adentrou o espaço do Quilombo, dando um prazo de 30 dias para pagar o que eles não devem e nem teriam condições de pagar, pois vivem na linha da pobreza.

E mais, ao mesmo tempo a Polícia Militar montou um posto móvel com soldados na porteira do Quilombo.

Perguntados o que lá faziam, informaram que lá estavam para proteger o desembargador, que é a mesma pessoa que construiu e mora em um prédio de luxo de 12 andares que invadiu parte do Quilombo do Sacopã, e é representado por uma imobiliária fantasma que já tentou várias vezes através dos órgãos da justiça, despejar as famílias quilombolas do terreno de 7 alqueires em área privilegiada e supervalorizada da zona sul do Rio de Janeiro.

Sábado, 20 de agosto, a partir da 11 horas da manhã,  a Rede Rádio Mamaterra, o Sos Racismo Brasil e diversos grupos de direitos humanos, irão ao Quilombo do Sacopã prestarem sua solidariedade, à mais estas vítimas dosefeitos colaterais provocados pelas Olimpíadas 2016 do Rio de Janeiro.
Luiz Sacopã prometeu que vai botar mais água no feijão para não faltar comida para quem chegar.

+ sobre o tema

20 de novembro: Marcha da Consciência Negra por nenhum direito a menos

XIII Marcha da Consciência Negra com concentração, ás 11...

Arte contemporânea africana ganha destaque em duas exposições no DF

Ex-África, no CCBB, e Daqui Pra Frente, na Caixa...

Doutor Gama, filme de Jeferson De, estreia no Globoplay

A vida de Luiz Gama é parte importante da...

para lembrar

Song e Drogba concorrem a prêmio de melhor africano

Didier Drogba é um dos melhores jogadores do...

Sesc Vila Mariana propõe resgate da herança africana

O projeto Sankofa - Memórias de Mão Dupla enfoca...

Obama quebra protocolo e ‘cai na dança’ no Quênia

No último jantar no Quênia, acompanhado pela Conselheira Nacional...

O desafio de ser uma bailarina negra em uma única foto

Todas as bailarinas se comprometem com os rituais das...
spot_imgspot_img

Conferência na BA proporá agência de desenvolvimento pan-africanista

A Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que ocorre na cidade de Salvador (BA) até este sábado (31), deve ter, como uma das propostas...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...
-+=