Prêmio Mulheres Negras Contam sua História terá novas edições

A continuidade da ação foi anunciada pela ministra de Políticas para as Mulheres durante solenidade de premiação das autoras dos dez textos premiados. Menicucci também declarou que a publicação de todos os textos que concorreram à premiação será lançada até o final deste ano

 

“Esse é o primeiro de uma série de editais que lançaremos porque a abordagem racial transpassa todas as ações da SPM”. Foi o que declarou a ministra Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres), na manhã de hoje (23), durante a solenidade de entrega do Prêmio Mulheres Negras Contam sua História. As cinco melhores redações foram contempladas com R$ 5 mil e os cinco ensaios selecionados, com R$ 10 mil. Cada uma das categorias teve dois textos contemplados com menção honrosa. A publicação de todos os textos que concorreram à premiação será lançada até o final deste ano.

“Não se conta a história do Brasil, sem contar a história de luta das mulheres negras. E a sociedade que convive com o preconceito não é democrática, porque as sociedades democráticas convivem com as diversidades em todas as suas dimensões”, aairmou Menicucci.

Para a Ministra de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que dividiu a condução do ato com Menicucci, o prêmio ganha importância ao permitir maior visibilidade às mulheres negras. “Reforça em mim a resistência em falar das mulheres negras como vítimas da maioria das desvantagens sociais e como parte de um setor oprimido da sociedade brasileira. A leitura dos textos ajudou, sim, a percebê-las de um lugar de resistência”, declarou Bairros.

Creuza Maria de Oliveira sabe bem o significado da fala da ministra Luiza Bairros. Vencedora na categoria redação com o texto intitulado “Minha luta é para ver tornar-se real o sonho do trabalho doméstico”, ela contou sua trajetória desde a mudança do interior da Bahia para tentar a vida em Salvador, até os dias atuais, culminando com a conquista da PEC das Domésticas, na condição de presidente da Fenatrad – Federação Nacional de Trabalhadores Domésticos.

Na categoria ‘Redação’, também foram vencedoras: Marisol Adelaide Correa, com “Do luto à luta: a história de três continentes marcados pelo racismo”; Raquel Trindade de Souza, com “Minha infância”; Glória Maria Gomes Chagas Sebaje, com “O bulling e a criança negra na escola pública, até quando?; Eliana Aparecida da Silva Pinto, com o texto “O direito ao narcisismo”.

Na categoria ‘Ensaio’ Conquistaram o prêmio: Claudenir de Souza, com “Trabalho doméstico”; Claudia Marques de Oliveira, com “O risco de ser mulher negra: entre a razão e a emoção”; Doris Regina Barros da Silva, com “Teias da memória e fios da história: laços e entrelaços”; Patrícia Lima Ferreira Santa Rosa, com “Universidade pública: sonho, direito ou pretensão?”; e Tássia do Nascimento, com “Vozes-mulheres”.

Prêmio – O Prêmio Mulheres Negras Contam sua História teve como objetivo estimular a inclusão social das mulheres negras, por meio do fortalecimento da reflexão acerca das desigualdades vividas pelas mulheres negras no seu cotidiano, no mundo do trabalho, nas relações familiares e de violência e na superação do racismo.

Resultado de parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), ambas da Presidência da República, o Prêmio recebeu 520 inscrições, entre redações e ensaios. Os textos foram enviados por mulheres autodeclaradas negras, contando histórias de vida individuais e coletivas do segmento, que contribuíram para a construção do país.

Coordenação de Comunicação da SEPPIR

 

Fonte: Seppir

+ sobre o tema

Winnie Mandela

Nascida Nomzamo Winifred Zanyiwe Madikizela, ficou mundialmente conhecida como esposa...

Gisele, eu tenho um cérebro!

Algum tempo atrás eu escrevi um artigo intitulado "E...

II Festival Frente Feminina Celebra as Mulheres Negras com o tema Afrofuturismo

Com patrocínio do Programa Pontes e prêmio Aldir Blanc,...

Naomi Campbell: “A Primeira-Dama da Moda”

Que somos fã da top model não é nenhuma novidade, mas...

para lembrar

TJSP nega 83% dos habeas corpus pedidos para mulheres acusadas de aborto

Nos Habeas Corpus negados, há duas mulheres acusadas pelo...

Autoras negras abrem horizontes e mercados

Escritoras como Ana Maria Gonçalves e Conceição Evaristo estimulam...

Fabrício Boliveira: “O machismo é uma escravidão”

Capa da GQ de setembro ao lado de Emilio...
spot_imgspot_img

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...

A mulher negra no mercado de trabalho

O universo do trabalho vem sofrendo significativas mudanças no que tange a sua organização, estrutura produtiva e relações hierárquicas. Essa transição está sob forte...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....
-+=