Primeira bebé do ano em Viena é alvo de ataques xenófobos

Às primeiras horas de vida, Asel já era vítima de ódio nas redes sociais.

Do 

 “Criou-se um estereótipo em relação aos muçulmanos e que tem crescido nas redes sociais” KLAUS SCHWERTNER/FACEBOOK

Tinham passado 47 minutos da meia-noite quando Asel nasceu. Foi a primeira bebé do ano a vir ao mundo em Viena, a capital da Áustria. Mas em vez de mensagens de parabéns e desejos de saúde, houve muitos austríacos que se deram ao trabalho receber uma recém-nascida com torrente de ameaças e de insultos racistas e xenófobos, como conta o New York Times.

Tal como em Portugal, é uma tradição para a imprensa austríaca noticiar o nascimento dos primeiros bebés do ano, com os jornais a exibirem fotografias de casais radiantes com os seus filhos. Este ano, no entanto, o que era suposto ser uma ocasião feliz tornou-se em mais um exemplo de intolerância. Vários grupos de defesa dos direitos humanos e de apoio aos refugiados na Áustria afirmaram que nunca viram uma semelhante onda de ódio que tivesse como alvo um bebé recém-nascido.

“Nas primeiras horas de vida, esta doce menina já era alvo de uma inacreditável onda de violência e comentários online de ódio”, escreveu Klaus Schwertner, secretário-geral da Caritas de Viena, na sua página de Facebook. “É uma nova dimensão de ódio online, tomar como alvo um recém-nascido inocente”, disse.

Muitos dos comentários que surgiram nas páginas de redes sociais dos jornais e televisões austríacos que mostravam a fotografia da família de Asel tinham também como alvo a mãe da bebé, que na imagem aparecia sorridente com um véu islâmico cor-de-rosa.

“Espero que morra no berço”, lê-se num dos comentários citados pelo New York Times. “Deportem essa escumalha imediatamente”, lê-se num outro comentário na página do jornal Heute.

Muitos dos comentários foram entretanto apagados, mas continuam sujeitos a serem alvo de denúncias às autoridades, que poderão acusar os autores dos crimes de incitamento ao ódio e de discurso de ódio.

Porém, nem todos os comentários foram negativos. E houve utilizadores que expressaram apoio à família muçulmana e que relacionaram o clima de ódio com a entrada da extrema-direita na coligação governamental austríaca constituída em Dezembro. Tanto o Partido da Liberdade como os conservadores austríacos assentaram as suas campanhas eleitorais em agendas anti-imigração, e o novo governo já anunciou o corte dos benefícios financeiros concedidos a refugiados, assim como um maior controlo da imigração ilegal.

Schwertner, o responsável da Caritas vienense, utilizou a sua página de Facebook para instar os seus seguidores a apoiar a família muçulmana. Na quinta-feira, mais de 10.000 pessoas já tinham partilhado a sua mensagem, que contava com 17.000 “gostos” e muitas palavras de apreço, apoio e encorajamento.

Barbara Unterlechner, directora de um centro contra o ódio online, diz que desde a chegada de centenas de milhares de migrantes à Áustria, sobretudo como consequência da guerra na Síria, o país tem assistido a um aumento de comentários racistas e de discurso de ódio online. “Criou-se um estereótipo em relação aos muçulmanos e que tem crescido nas redes sociais” disse Barbara Unterlechner ao New York Times. “O discurso de ódio é um problema social”, afirmou.

+ sobre o tema

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da...

Brasil finalmente considera mulheres negras em documento para ONU

Finalmente o governo brasileiro inicia um caminho para a...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

para lembrar

Jovens fazem protesto contra o racismo nas abordagens policiais em Fortaleza (CE)

No último dia 21, jovens negros da periferia de...

Comercial d’O Boticário com família negra sofre ataques racistas

Uma campanha publicitária da franquia de cosméticos e perfumes...

ONU reconhece luta de Cuba contra o racismo

Organismos das Nações Unidas reconheceram hoje aqui os...
spot_imgspot_img

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos o país mais alegre do mundo é apenas um deles. Há também o da democracia...
-+=