Primeira Virada Feminista começa neste fim de semana

Evento promoverá apresentações artísticas, shows e debates sobre a desigualdade entre homens e mulheres

Do Rede Brasil Atual 

São Paulo – Com diversas ações protagonizadas por mulheres, a primeira Virada Feminista acontece neste fim de semana (4 e 5), no Centro Cultural da Juventude, zona norte da capital paulista. Realizado pela Sempreviva Organização Feminista (SOF), o evento terá a duração de 24 horas e contará com shows, apresentações teatrais e danças, e oficinas culturais.

Em entrevista à repórter Camila Salmazio, da Rádio Brasil Atual, a organizadora do evento e membro da SOF, Carla Vitória, conta que a ação é uma ferramenta para chamar a atenção da sociedade através da cultura, para abordar o conservadorismo e a desigualdade entre homens e mulheres. “Estávamos pensando como está a nossa sociedade atualmente com o avanço do conservadorismo, e como a cultura pode ser um instrumento de transformação da sociedade; assim, surgiu a ideia de fazermos a virada que abordasse o tema do feminismo.”

Um dos debates em destaque é “Meus bits, minhas regras – Feminismo e privacidade na internet”, que será realizado às 23h30 do sábado, pelo Coletivo Actantes. “Como a internet está presente em nossas vidas, precisamos discutir a democracia nas redes, não só nas ruas. Então, discutiremos a privacidade na internet, a liberdade e como as empresas de comunicação não podem restringir conteúdo para nós.”

Carla acredita que a falta de uma divisão igualitária nas tarefas, e a sobrecarga de jornadas duplas ou triplas dentro e fora de casa, que a maioria das mulheres exercem, dificulta o protagonismo em atividades artísticas. “Aos homens, o espaço público e o protagonismo é mais fácil do que para as mulheres, e isso acontece por conta da divisão do trabalho que é forte na sociedade. Portanto, desde cedo as mulheres são ensinadas a fazer a parte do trabalho doméstico, acabam ficando sobrecarregadas e não se destacam em espaços públicos. Isso estrutura o machismo presente na sociedade.”

A virada contará com shows de artistas como as rappers Luana Hansen, Yzalú, e das cantoas Izzy Gordon, Bloody Mary Una Chica Band, Semente Crioula, Flaira Ferro e Luiza Lian. Também haverá mostra de cinema com longas e curta-metragens dirigidos por mulheres, como A boneca e o silêncio, de Carol Rodrigues, que conta a história de uma menina de 14 anos que decide interromper uma gravidez.

O evento começa às 17h de amanhã (4) e será realizado de forma colaborativa e sem fins lucrativos. A programação completa do evento está disponível no site. O Centro Cultural da Juventude fica na avenida Deputado Emílio Carlos, 3641, Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo.

+ sobre o tema

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...

para lembrar

Estupro e consentimento explicados em simples tirinhas

Consentimento no sexo é ignorado o tempo todo, e...

O Mais Ordinário dos Estupros

Neste artigo de Patricia Valério, cuja inspiração é o...
spot_imgspot_img

Epsy Campbell compartilha decálogo de poder e compaixão com líderes negras latino-americanas

Entre a comunidade negra latino-americana (especialmente a feminina), Epsy Campbell é um marco histórico: foi a primeira mulher afrodescendente a chegar a uma Vice-Presidência...

Feminicídio: DF supera quantidade de casos do mesmo período de 2024

O Mapa de Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (11/6) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, revela que houve uma redução de 25,81% nos casos...

Justiça do Rio condena médico que estuprou mulheres na sala de parto

A Justiça do Rio condenou o médico anestesista Giovanni Quintella Bezerra a 30 anos de prisão, em regime fechado, por estupro de vulnerável contra...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.