Procura-se: Leitores de Literatura Negra Feminina, Prêmio: Cultura da mais Alta Qualidade

Procura-se: Leitores de Literatura Negra Feminina

Por Wilson Do Estante do Wilso

Procura-se leitores de literatura negra feminina é uma provocação deliciosa da poeta e jornalista Elizandra Souza que por meio de postais digitais busca sensibilizar as pessoas para conhecerem uma literatura realizada às margens através do selo Mjiba. O Prêmio é a possibilidade de conhecer uma literatura feita por mulheres negras.

Segundo a Elisandra Sousa a ideia surgiu quando percebeu a invisibilidade das mulheres negras no universo literário. Embora o crescimento de mulheres negras no mercado literário, principalmente vindas das periferias, seja nítido a ausência de leitores foi notado imediatamente e nessa esteira a possibilidade de reverter esse jogo.

Com isso surgiu no mês de julho em alusão ao Dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 uma ação voltada para trazer para o debate a Literatura Negra Feminina com o intuito de compreender os caminhos percorridos e pensar em novos caminhos.

Estão participando desse projeto nomes de peso como Jenyffer Nascimento, Raquel Almeida, Nayla Carvalho e Tina Mucavele, de Moçambique, além é claro da porta voz desse projeto Elizandra Souza. Todas são autoras publicadas pelo selo criado por Elizandra, o Mjiba cuja palavra de origem chona que significa Jovem Mulher Revolucionária.

“O Pretextos de Mulheres Negras foi uma provocação e foi uma provocação bem sucedida. Quisemos mostrar que existimos enquanto autoras negras e que produzimos uma literatura de qualidade. Distribuímos exemplares no lançamento para que não houvesse desculpas quanto ao consumo da nossa literatura”

Entre os destaques está a obra Águas da Cabaça, publicado por Elizandra Souza em 2012. O livro traz poesias feministas, com temas como amor, liberdade, violência contra a mulher e a necessidade da escrita negra feminina nas periferias de São Paulo. A obra é dividida em cinco capítulos com citações de escritoras negras como Paulina Chiziane, Conceição Evaristo, Maria Tereza, Zara Neale Hurston e J. Mozipo Maraire. As ilustrações ficam por conta de Renata Felinto e Salamandra Gonçalves.

Terra Fértil de Jennyfer Nascimento, lançado em 2014, é outra obra que busca inspirar novos leitores. Com a organização de Elizandra Souza e Carmem Faustino o livro abarca uma reunião de textos publicados em diferentes antologias tais como Pretextos de Mulheres Negras, Sarau de Binho, entre outras.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

“Malês”, de Antonio Pitanga, tem sessão especial no Palácio da Alvorada neste sábado, com presença do elenco e ministros

Neste sábado, 6 de setembro, o Palácio da Alvorada recebe uma sessão especial de “Malês”, filme dirigido por Antonio Pitanga que retrata a Revolta dos...

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...