Procura-se: Leitores de Literatura Negra Feminina, Prêmio: Cultura da mais Alta Qualidade

Procura-se: Leitores de Literatura Negra Feminina

Por Wilson Do Estante do Wilso

Procura-se leitores de literatura negra feminina é uma provocação deliciosa da poeta e jornalista Elizandra Souza que por meio de postais digitais busca sensibilizar as pessoas para conhecerem uma literatura realizada às margens através do selo Mjiba. O Prêmio é a possibilidade de conhecer uma literatura feita por mulheres negras.

Segundo a Elisandra Sousa a ideia surgiu quando percebeu a invisibilidade das mulheres negras no universo literário. Embora o crescimento de mulheres negras no mercado literário, principalmente vindas das periferias, seja nítido a ausência de leitores foi notado imediatamente e nessa esteira a possibilidade de reverter esse jogo.

Com isso surgiu no mês de julho em alusão ao Dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 uma ação voltada para trazer para o debate a Literatura Negra Feminina com o intuito de compreender os caminhos percorridos e pensar em novos caminhos.

Estão participando desse projeto nomes de peso como Jenyffer Nascimento, Raquel Almeida, Nayla Carvalho e Tina Mucavele, de Moçambique, além é claro da porta voz desse projeto Elizandra Souza. Todas são autoras publicadas pelo selo criado por Elizandra, o Mjiba cuja palavra de origem chona que significa Jovem Mulher Revolucionária.

“O Pretextos de Mulheres Negras foi uma provocação e foi uma provocação bem sucedida. Quisemos mostrar que existimos enquanto autoras negras e que produzimos uma literatura de qualidade. Distribuímos exemplares no lançamento para que não houvesse desculpas quanto ao consumo da nossa literatura”

Entre os destaques está a obra Águas da Cabaça, publicado por Elizandra Souza em 2012. O livro traz poesias feministas, com temas como amor, liberdade, violência contra a mulher e a necessidade da escrita negra feminina nas periferias de São Paulo. A obra é dividida em cinco capítulos com citações de escritoras negras como Paulina Chiziane, Conceição Evaristo, Maria Tereza, Zara Neale Hurston e J. Mozipo Maraire. As ilustrações ficam por conta de Renata Felinto e Salamandra Gonçalves.

Terra Fértil de Jennyfer Nascimento, lançado em 2014, é outra obra que busca inspirar novos leitores. Com a organização de Elizandra Souza e Carmem Faustino o livro abarca uma reunião de textos publicados em diferentes antologias tais como Pretextos de Mulheres Negras, Sarau de Binho, entre outras.

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sem Bolt, Gatlin e Gay são os astros dos 100 m em Paris

Com derrota de Bolt para Blake nas seletivas dos...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...
spot_imgspot_img

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=