Procuram-se mulheres “com e para” estudar MBA

Ainda não chegou ao Brasil, mas chegará… mais cedo ou mais tarde chegará. Bem seja por imposição legal ou por necessidade do mercado; a presença das mulheres nos diretórios das grandes empresas cresce muito lentamente, mas é uma tendência irreversível. Em alguns países do Norte da Europa, elas ocupam, por lei, mais de 40% dos cargos de direção.

Em outros países do velho continente as porcentagens obrigatórias são menores, mas os informes sociais que as grandes empresas que utilizam o sistema de cotas devem fazer incentivam a procura de profissionais do sexo feminino nos cargos mais altos das corporações. Em outras regiões a tendência é mais suave, mas só por enquanto.

Contudo, conscientes de que as profissionais devem comprovar sua experiência e formação no mesmo nível que o de seus colegas, os currículos das novas diretoras estão sendo observados com lupa para evitar as queixas feitas, com certa frequência, a esta política de “discriminação positiva”.

Como resultado, as mulheres profissionais dentre 35 e 45 anos, com experiência na direção de equipes, estudos de MBA ou cursos de pós-graduação similares, e com bagagem internacional e idiomas, tornou-se o objetivo número um de muitos recrutadores.

Não é por casualidade que, já faz tempo, os rankings mais prestigiosos das escolas de negócios assim como as classificações de MBA medem a presença feminina nas aulas de formação de diretores. A média mundial do top 50 das melhores escolas de negócio é de 32%, com algumas escolas acima da média como a IE BUSINESS SCHOOL, com 36%.

Estes dados são interessantes se comparados com a presença média mundial das mulheres na alta direção, mas ainda não são satisfatórios. E que, sobretudo, estão há alguns anos estancadas neste nível, apesar dos esforços que governos, fundações e as próprias escolas de negócio fazem para incentivar o acento feminino em sua faculdade e entre seu alunado.

Esta realidade supõe, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para as mulheres profissionais de 30 a 35 anos, com experiência profissional, que queiram dar um salto à frente em suas carreiras. Não só porque seu perfil é cada vez mais procurado, mas porque as escolas de negócio, conscientes da necessidade que as empresas terão no futuro, estão procurando ativamente maior presença feminina; oferecendo também bolsas e ajudas econômicas. Um dado interessante para se considerar caso você seja uma profissional de 30 a 45 anos de idade.

Fonte: O globo

+ sobre o tema

Libertar-se do papel de macho-idiota ou ser vetor do sofrimento alheio?

Faz tempo que não sentia tanta vergonha alheia como...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Sou ateia, mas rezei: Uma história de violência sexual e direito ao aborto

Homens que possuem espaço na mídia foram instigados a...

Por um feminismo de baderna, ira e alarde

Neste 8M, ocuparemos politicamente as ruas e as nossas...

para lembrar

10 coisas que foram inventadas por mulheres e você não sabia

Quando você pensa em quem inventou um utensílio ou...

Vereadores de SP aprovam lei que permite presença de doulas em hospitais e maternidades da cidade

Vereadores de São Paulo aprovaram na última quarta-feira (7)...

Bancada feminina da Câmara diverge sobre veto à minissaia e ao decote

Mesa Diretora estuda regras de vestimenta para mulheres na...
spot_imgspot_img

Comissão da Mulher na Câmara Municipal de SP é formada apenas por homens

A comissão responsável por discutir políticas públicas para as mulheres na Câmara Municipal de São Paulo é formada unicamente por homens. A Comissão de...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=