Professora escreve carta sobre o cabelo de aluna nos Estados Unidos

Uma professora da escola Raggedy Anne Learning Center, em Chicago, nos Estados Unidos, escreveu a pior carta possível para a mãe de uma de suas alunas. As palavras da professora são cheias de racismo disfarçado de “preocupação”.

DO Virgula

Tionna Norris, mãe da jovem, ficou perplexa a ler a carta que falava sobre o cabelo natural de sua filha Amia. A professora pedia que a mãe da aluna usasse “menos óleo de coco” no cabelo da menina para prevenir que os outros alunos tirassem sarro dela sobre o quanto o cabelo dela fedia.

A carta diz: “querida Tionna, eu entendo a necessidade do óleo de coco no cabelo de Amia, mas por favor não use muita quantidade. As outras crianças estão reclamando que o cabelo dela ‘fede’. Se você precisa aplicar o óleo diariamente, por favor, aplique menos, porque as crianças parem de tirar sarro dela. Obrigada por entender. Carol”.

Após Tionna mandar uma resposta para o administrador da escola, ela foi notificada que nunca houve qualquer tipo de bullying contra sua filha por parte das crianças da sala de aula dela. A mãe de Amia acredita que a carta foi fruto do preconceito da própria professora, já que a filha é a única aluna negra daquela sala.

Em resposta à professora, Tionna Norris escreveu: “fico muito triste por receber essa carta. Minha filha é uma linda princesa negra. O cabelo dela desafia a gravidade e sua pele absorve o sol. Digo tudo isso todos os dias para que ela entenda porque sua pele é ‘mais escura’ que a de todo mundo e porque o cabelo dela não é ‘liso como o de todos os outros’”.

14724502_904192113047095_6862742640154247105_n

Reprodução/Facebook

“É triste saber que ela não é apreciada pelas outras crianças. Só para que você saiba, o uso de óleo de coco não é usado no cabelo de Amia para esse propósito. Uso shampoo de bebê, espero secar no tempo certo e só passo um pouco de óleo de coco para dar um brilho. Aplico nas mãos. Por isso, sei que não é muito. Eu também uso óleo de coco como creme corporal, porque sei que é um bom ingrediente e não uma boa fragrância, até porque não tem cheiro”, afirmou. Para terminar, ela ainda manda um recado: “eu compraria óleo de coco para você. Faz mágicas para a pele e não tem cheiro, só dá brilho”.

A mãe contou que Carol se desculpou por tudo o que aconteceu. “Todos nós sabemos que ela não teria se dado ao trabalho se o post não tivesse viralizado. Ela não liga nem um pouco sobre como nos sentimos. Só liga para sua reputação e seu trabalho”, afirmou em um post no Facebook.

Tionna retirou a filha da escola e disse que está trabalhando em educar uma criança cheia se autoestima e autoconfiança. Continuem arrasando, Tionna e Amia!

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

1,5 milhão de mulheres negras são vítimas de violência doméstica no Brasil

Elas representam 60% das 2,4 mi de agredidas. Reportagem...

Jornalista húngara que agrediu refugiados é indiciada e pode ficar 5 anos na prisão

A cinegrafista que foi flagrada chutando e empurrando imigrantes...

A primeira juíza mulher da NBA e sua história de resistência

“Eu sabia que todo mundo estava esperando que eu...

Indigena Kaingang cotista é espancado na UFRGS

Na madrugada de sábado, dia 19, o estudante de...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Andréia Regina Oliveira Assunção Santos e os desafios da maternidade são destaque do mês no Museu da Pessoa

Quando estava no último ano do curso de administração de empresas, Andréia engravidou pela primeira vez e enfrentou uma série de desafios, como as...
-+=