Projeto cria Dia da Consciência Negra em Antônio Prado

Projeto de Lei que institui o Dia da Consciência Negra em Antônio Prado tramita na Câmara de Vereadores. O PL 047/2011, de 09 de setembro, estabelece no calendário oficial do município a data de 20 de novembro para ser celebrada anualmente.

O Projeto, é uma proposição do vereador descendente afro-brasileiro, Pedro Valdecir da Silva Dutra – Katiça (PDT), através da Indicação ao Executivo Municipal N° 05/2011. No Brasil, o dia 20 de novembro já vem sendo comemorado desde 2003, quando foi instituído no calendário nacional, través da Lei Nº 10.639. A Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. A escolha teve como referência, o dia da morte do líder negro Zumbi, do Quilombo dos Palmares, que morreu em 1695, em combate, defendendo seu sua comunidade.

Para o vereador Katiça, a iniciativa é uma forma de homenagear a comunidade negra de Antônio Prado, que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da comunidade, mas muitas vezes não recebe o devido reconhecimento. “Sinto orgulho em reconhecer e homenagear a nossa história que embora sofrida, é bonita”, disse ele.

O PL 047/2011, enviado pelo Executivo Municipal, foi dado publicidade aos vereadores durante a última Sessão Plenária, no dia 21, e agora segue as tramitações legais nas comissões permanentes e fica à disposição dos parlamentares para estudo.

A Câmara de Vereadores se reúne em Sessão Plenária Ordinária todas as terças-feiras, a partir das 19 horas. A próxima Sessão Plenária será dia 27 e a comunidade é convidada a participar. As Sessões Plenárias são públicas e abertas.

Crédito para a foto: Fotozatti 99933885

Fonte: Rádio Solaris

+ sobre o tema

para lembrar

Fundação Palmares promove encontro preparatório à Conferência Nacional de Cultura Afro-Brasileira

      Cerca de 120 representantes da cultura afro-brasileira no Brasil...

Nota Pública – Territórios quilombolas: Antes do julgamento, o debate

Ação sobre titulação dos territórios quilombolas está prestes a...

CCJ aprova texto de consenso para Estatuto da Igualdade Racial

O Estatuto da Igualdade Racial foi aprovado, nesta quarta-feira...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=