Projeto piloto PLP 2.0 de Geledés e Themis vencedor do prêmio Impacto Social Google tem inicio em Porto Alegre

Aplicativo de celular irá auxiliar mulheres vítimas de violência

As mulheres ganharão um importante aliado no enfrentamento à violência doméstica. Foi assinado, na tarde desta sexta-feira (19), no Palácio de Justiça, em Porto Alegre, um acordo de cooperação entre o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Secretaria de Segurança para viabilizar um aplicativo de celular como mais uma medida preventiva às vítimas de violência. O projeto-piloto será implantado no mês de janeiro no bairro Restinga, em Porto Alegre, com dez mulheres que estão sob a guarida de medidas protetivas contra seus agressores. A implantação para todo o Estado deverá ocorrer em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

por Jaqueline Silveira no Sul 21

Idealizado pela Organização Não Governamental Themis – Gênero e Justiça, o aplicativo, ao ser acionado, dispara um torpedo para Brigada Militar em quatro segundos. O mecanismo, conforme a coordenadora da Themis, Denise Dora, permite identificar o processo, inclusive, com as medidas protetivas e, principalmente, a localização da vítima em situação de risco. “Muitas vezes, o endereço é uma dificuldade”, acrescentou Denise.

Assim que o mecanismo é acionado, a Patrulha da Maria da Penha também é avisada, bem como as promotoras populares legais da comunidade, que podem procurar um posto de Brigada Militar mais próximo em caso de o deslocamento da viatura demorar. “Ele é um mecanismo tão simples quanto chamar um táxi”, compara a coordenadora da Themis. Além da rede de segurança, o mecanismo grava imagens de agressões e capta o áudio. Denise destacou que o aplicativo está na fase de testes e deve ser usado por meio da internet e de SMS.

Melhorar as estatísticas

Ela explicou que durante a audiência para definir as medidas protetivas, o juiz oferecerá à vítima o aplicativo que poderá ser baixado gratuitamente. Denise disse que objetivo de lançar mais um mecanismo de proteção é diminuir o número de mulheres assassinadas. Na última década, segundo Denise, 45 mil foram mortas no Brasil, o equivalente a 4,5 mil por ano. “A violência contra a mulher é a expressão da igualdade”, afirmou ela.

Promotora popular na Restinga, Maria Salete da Silveira Pinto destacou que 20% das ocorrências registradas no bairro são de Violência Doméstica e que o local foi escolhido para o projeto-piloto porque a rede de segurança “é muito boa.”

Secretário da Segurança, Aírton Michels lembrou que em 2012, o Estado teve 102 mulheres mortas e fez uma comparação com o Chile, um país conservador que registrou 24 assassinatos no período, para reforçar a gravidade do problema. “Para se ter uma noção aonde a gente anda”, completou ele. Michels ressaltou que “há um atraso na cultura” em relação à mulher, apesar dos avanços no tema ocorridos nos últimos anos no Estado.

Articulação em rede

Além do Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Segurança, assinaram o acordo de cooperação Defensoria Pública, Secretaria de Políticas para Mulheres, Themis – Gênero e Justiça e Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris). Coordenador da Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, o juiz-corregedor José Luiz Leal Vieira destacou a importância da articulação em rede dessas instituições. “Nenhuma entidade sozinha poderá resolver todos os problemas, por isso a importância dessa atuação em conjunto”, observou ele.

 

Conheça o Projeto

 PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

+ sobre o tema

Somos finalistas do Desafio de Impacto Social Google I Brasil

  O Geledés Instituto da Mulher Negra, em parceria com...

“de repente, esse cara estava em cima de mim, segurando meu braço”

Meu incidente mais assustador no Brasil foi há alguns...

para lembrar

Imprensa americana repercute estupro de turista em van no Rio

Segundo jornais, incidente levanta dúvidas sobre segurança na cidade. Meios...

JUSTIÇA DO AMAZONAS MANDA PRENDER PREFEITO DE COARI

Prefeito de Coari, Adail Pinheiro (PRP) é acusado de...

O direito de quem ama

O direito de quem ama Leia Também  Ele nunca me...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=