Proposta de criminalização do funk é rejeitada em comissão no Senado

Enviado por / FonteDo O Globo

A sugestão de lei com proposta de criminalização do funk foi rejeitada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), nesta quinta-feira. Assim, a matéria será arquivada. O senador Romário (Podemos-RJ), relator da proposta, alegou que a sugestão era inconstitucional por cercear a livre manifestação cultural e de pensamento, garantida pelo artigo 5º da Constituição Federal.

O senador criticou ainda o mérito da proposta e lembrou que outros gêneros musicais, como o samba e o jazz, também sofreram tentativas de perseguição no passado. Romário disse que o fato de crimes serem praticos nos bailes funk não justifica a criminalização.

Proposta de criminalização do funk

— Infelizmente a prática de crimes ocorre nos mais diversos ambientes da sociedade brasileira, inclusive nos bailes funk. Para isso, já existem aparatos de repressão e judiciais que devem cumprir seu dever. E estes bailes também são uma alternativa de diversão para milhões de jovens em nosso país, e nas áreas mais carentes, é muitas vezes a única — afirmou o senador.

A presidente da comissão, Regina Sousa (PT-PI), elogiou o relatório apresentado por Romário e saudou a realização de uma audiência pública sobre o tema na semana passada.

— Uma pena que os defensores da criminalização do funk tenham se recusado a vir, espero que tenham visto pela TV o show de consciência social que a juventude funkeira nos deu aqui — disse.

O vice-presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), lembrou que se fosse pra proibir todos os eventos onde ocorrem violências e abusos, “então todo o carnaval teria que ser cancelado no Brasil”.

O Regimento Interno do Senado determina que cabe à comissão fazer a análise de propostas que recebem mais de 20 mil apoios de cidadãos através do portal e-Cidadania. A sugestão de criminalização do funk, apresentada pelo webdesigner Marcelo Alonso, teve 21.985 apoios.

+ sobre o tema

Inauguration de l’exposition de Januário Garcia – 26 février 2012

Afrodescendants d'Amérique du Sud présentée jusqu'au 26 février 2012 à l'occasion du...

Morgan Freeman defende casamento gay em peça na Broadway

O ator Morgan Freeman vai defender a legalização do...

A Revolta do Queimado e a luta dos negros e negras por Liberdade

Nesse Domingo, 21/03, em comemoração aos 161 anos da...

para lembrar

Abdias sempre

O centenário de nascimento foi em 2014, mas o...

Evento: Representação e Representatividade – O Negro Dentro e Fora dos Contextos Cênicos

Representação e Representatividade – As Artes Dramáticas na Sociedade: O Negro...

O que é o Crop Over, ‘carnaval’ de Barbados frequentado por Rihanna

Rihanna apareceu usando uma fantasia digna de musa carnavalesca...
spot_imgspot_img

‘Celebração e luta’: Alesp homenageia entidades do movimento negro de SP em sessão solene

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou na noite desta sexta-feira (1º) uma sessão solene para homenagear 55 entidades do movimento negro que promovem a...

Ministério da Cultura lança Campanha Cultura Negra Vive

O Ministério da Cultura (MinC) lançou a Campanha Cultura Negra Vive, ação integrante da campanha do governo federal: Brasil pela Igualdade Racial. A iniciativa...

No Mês da Consciência Negra, Thiago dos Anjos lança “Ngoni (Travessia)”, single que aproxima Mali, Brasil e EUA

Ngoni (Travessia), single instrumental que será lançado por Thiago do Anjos no mês da Consciência Negra, traz referências do Mali, Brasil e EUA. A...
-+=