Fotos raras de Bob Marley de bouas curtindo a Jamaica nos anos 1970

Parte da mitologia quase divinal ao redor da figura do cantor e compositor jamaicano Bob Marley vem, somando-se ao seu magistral talento, de suas origens. Marley é praticamente o único superstar mundial que veio do terceiro mundo. Não somente, mas de um país especialmente pobre, periférico e negro como a Jamaica – de onde saiu para se tornar um dos maiores nomes de toda a história da música pop, especialmente na segunda metade dos anos 1970.

No início da década, porém, Marley ainda era um astro local em ascensão, lutando para conquistar outros mercados que não somente o jamaicano – em especial, o inglês e o americano, que lhe garantiriam, se conquistados, o resto do mundo. Foi nesse início de carreira que a fotógrafa jamaicana Esther Anderson conheceu e se tornou amiga de Marley, a quem fotografou em 1973.

Foto: Esther Anderson
Foto: Esther Anderson
Foto: Esther Anderson

Esther registrou o jovem cantor, ainda sem os característicos dreadlocks, pelas ruas e praias de Kingston, capital jamaicana, assim como em sua casa. Suas fotos foram utilizadas como primeiros materiais publicitários para o lançamento da carreira de Bob Marley pela Island Records, que o levaria ao estrelato global. Uma das fotos se tornaria a icônica capa do primeiro disco dos Wailers, Catch a Fire, na qual Bob fuma um imenso baseado.

Foto: Esther Anderson

A clássica foto que se tornou capa do primeiro disco; abaixo, a foto seguinte

Foto: Esther Anderson

Tal material fotográfico foi reunido na exposição Bob Marley: A Rebel Prophet (Bob Marley: Um Profeta Rebelde) que ocorreu em Londres no início desse ano. Antes de se elevar à condição do mensageiro rebelde, do profeta rasta, do guerreiro negro, as imagens mostram um jovem artista rumando ao campo de batalha dos palcos para mostrar o impressionante talento que já possuía e poder, assim, transformar o mundo.

Esther Anderson e Bob Marley (Foto: Esther Anderson)
Foto: Esther Anderson
Foto: Esther Anderson

Leia a matéria da Vice que entrevistou a fotógrafa e cineasta jamaicana que ficou amiga de Marley antes de sua ascensão à fama.

+ sobre o tema

Incentivado por parisienses, Monfils bate Murray e pega Federer

A França poderá realizar a final do Masters...

Lewis Hamilton receberá título de cidadão honorário em Brasília, diz Câmara

O piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton vai receber o título de...

Beatriz Nascimento, atlântica

Sem perder a atualidade, a poetisa e intelectual continua...

para lembrar

Rendimento dos negros representa apenas 56,3% do rendimento dos não negros

  S. Paulo - Estudo do Departamento Intersindical de Estatística...

Morre a ativista negra Neilda Fabiano, que fez da arte uma luta antrirracista

A ativista Neilda Fabiano recebeu diversas homenagens após o...

Missão humanitária chega ao Brasil para iniciar resgate de reféns na Colômbia

A senadora colombiana Piedad Córdoba chegou hoje a São...
spot_imgspot_img

Lenna Bahule apresenta novo EP no Sesc Bom Retiro nos dias 04 e 05 de outubro

A cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule faz show de lançamento do EP Nadawi, segundo capítulo da trilogia sonora Kumlango. O público de São Paulo vai...

Sociedade Protetora dos Desvalidos completa 192 anos com desafio de manter legado

A última semana foi de celebração aos 192 anos da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em Salvador. A mais tradicional organização civil antirracista brasileira se...

Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país

Entre autores clássicos e contemporâneos, a inclusão de escritores negros enriquece o repertório literário dos vestibulandos brasileiros, expondo-os a diferentes estilos, temáticas e linguagens.  Além disso, a valorização...
-+=